Enunciado
Física - Eisberg e Resnick - Física quântica- Ed: 1º - Capítulo 3.Questões - Ex. 25
Na sua opinião, há uma realidade física objetiva independente de nossas impressões sensoriais subjetivas? Como foi respondida essa questão pelos adeptos da interpretação de Copenhagen? Pelos críticos da interpretação de Copenhagen?
Passo 1
Fala galerinha, beleza?
Primeiro vou responder a primeira parte segundo a minha opinião: nossa impressão de realidade é baseada no mundo em que a gente vive. Nossas percepções são moldadas pelo meio que nos cerca. Se existe ou não uma realidade física independente de nossas percepções, a nossa interpretação e visão sobre essa realidade (e sobre sua existência) também vai depender fortemente da nossa percepção, mesmo que essa realidade independa.
Passo 2
Os adeptos da interpretação de Copenhagen adotaram a filosofia de que a realidade está diretamente relacionada com nossa percepção e a medida (e o que podemos medir) tem papel central nessa realidade. Apenas o que pode ser medido tem relevância. Essa filosofia aceita a “bizarrice” da teoria como algo intrínseco e que está associado à nossa percepção.
Já os críticos da interpretação de Copenhagen adotam uma postura diferente: segundo eles, existe uma realidade objetiva completamente lógica, nós só não temos o conhecimento e a bagagem para entender a funda essa realidade. Daí surgiu a ideia de várias ocultas.
Resposta
Discussão.