Enunciado

Seu pai e seu irmão mais novo confrontam o mesmo enigma. O borrifador de jardim do seu pai e a pistola de água do seu irmão têm tanques com capacidade de 5,00 L (Fig. P16.26). Seu pai põe uma quantidade desprezível de fertilizador concentrado dentro de seu tanque. Os dois despejam 4,00 L de água em seus tanques e os fecham, de modo que, agora, ambos também contêm ar à pressão atmosférica. Em seguida, cada um usa uma bomba manual para injetar mais ar até que a pressão absoluta no tanque atinja 2,40 atm. Agora cada um usa seu aparelho para borrifar água — não ar — até que o borrifo fique fraco, o que acontece quando a pressão no tanque atinge 1,20 atm. Para conseguir borrifar toda a água para fora do tanque, cada um deles tem que bombear o tanque três vezes. Eis o enigma: quase toda a água é borrifada para fora depois da segunda bombeada. O primeiro e o terceiro processo de bombeamento parecem tão difíceis quanto o segundo, mas resultam numa quantidade bem menor de água saindo do tanque. Explique esse fenômeno.

Passo 1

Falaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo?

Bora resolver mais uma questão!?

Para resolver esse vamos considerar o estado do ar em P 1 = 2,4   a t m e V 1 = 1   L . Agora, depois de pulverizar um pouco da água e depois que a pressão do ar cai para 1,2   a t m , o novo volume de ar usando a lei do gás ideal, é:

P 1 V 1 T 1 = P 2 V 2 T 2

Considerando nossa temperatura constante:

P 1 V 1 = P 2 V 2

Isolando V 2 :

V 2 = P 1 V 1 P 2

Substituindo temos:

V 2 = 2,4 ⋅ 1 1,2

V 2 = 2   L

Agora o volume restante de água é de 3   L e 1   L é pulverizado. O ar é injetado à pressão inicial de 2,4   a t m . O volume de ar após outra descarga é:

P 3 V 3 = P 3 V 3

Isolando V 4 :

V 4 = P 3 V 3 P 4

Substituindo temos:

V 4 = 2,4 ⋅ 2 1,2

V 4 = 4   L

Passo 2

Isso corre pois a antes da primeira e terceira pulverização tem um tanque cheio metade com água e metade com ar. O tanque começa com 4   L , mas tem 1   L de ar, então na primeira pulverização saída não só a água como o ar, já na segunda saí 2   L , e na última saí 1   L , onde terá metade de ar e água.

Mandamos bem nessa!!!!!!

Até a próxima questão..............

Resposta

Isso corre pois a antes da primeira e terceira pulverização tem um tanque cheio metade com água e metade com ar.

Ver Outros Exercícios desse livro