Os Problemas de 49 a 52 mostram um diagrama de movimento parcial. Para cada um deles:
a. Complete o diagrama, adicionando-lhe vetores aceleração.
b. Redija um problema de física para o qual este diagrama de movimento seja apropriado. Seja criativo! Não se esqueça de incluir informação suficiente para que o problema fique completo e enuncie claramente o que deve ser determinado.
c. Desenhe uma representação pictória de seu problema.
Passo 1
Cara, então, nesse exercício, devemos misturar tudo dos exercícios anteriores, criando um problema para o esquema apresentado.
Na letra (a), vamos apenas colocar os vetores aceleração:
Passo 2
(b) Temos que bolar um problema para a imagem. Olhando para ela, vemos que tem um objeto desacelerando até parar em um certo ponto e, depois, muda o sentido do movimento e passa a acelerar.
Vou fazer esse probleminha aqui, mas você pode fazer outro! Só precisa seguir o raciocínio acima.
“Jeremy aperfeiçoou a arte da aceleração e desaceleração. A uma velocidade de 100 quilômetros por hora, ele freia seu carro para parar em 10 segundos com uma desaceleração constante. Então ele entra em uma rua adjacente. Começando do repouso, Jeremy acelera exatamente na mesma magnitude que sua desaceleração anterior e atinge a mesma velocidade de 100 quilômetros por hora na mesma distância, exatamente no mesmo tempo. Encontre a aceleração ou desaceleração do carro.”
Passo 3
(c) Podemos fazer essa representação:
Onde:
E queremos e .
Show! É isso.
Resposta
(a)
(b) e (c) estão explicadas no passo a passo.