Em uma região do espaço o campo elétrico Vaira com o tempo de acordo com , onde . Determine o valor de pico da corrente de deslocamento através de uma superfície perpendicular ao campo e com área igual a .
Passo 1
EAE GALERA! Acompanhem meu pensamento, que essa vai ser rápida. Podemos expressar a corrente de deslocamento em termos do fluxo elétrico e diferenciar a expressão resultante para obter em termos de . Usaremos a seguinte equação representar a corrente de deslocamento:
Agora, vamos para a questão.
Passo 2
Expressando a equação (2) em termos de fluxo elétrico, temos:
Por conta de :
terá o seu valor máximo quando , então:
Substituindo as variáveis pelos valores numéricos dados na questão, temos:
PRONTINHO, problema resolvido, fiquem bem, até a próxima!
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Verdadeiro ou falso: (a) As equações de Maxwell se aplicam apenas a campos elétricos e magnéticos que são constantes ao longo do tempo. (b) A equação da onda eletromagnética pode ser derivada das equa
Teóricos têm especulado sobre a existência de monopólos magnéticos, e várias pesquisas experimentais para tais monopólos ocorreram. Suponha que monopólos magnéticos foram encontrados e que o campo mag
Verdadeiro ou falso: (a) A corrente de deslocamento tem unidades diferentes da corrente de condução. (b) A corrente de deslocamento só existe se o campo elétrico na região estiver mudando com o tempo.
Mostre que a expressão E × B/ μ 0 para o vetor de Poynting S (Equação 30-21) tem unidades de watts por metro quadrado (as unidades SI para intensidade de onda eletromagnética).