Enunciado

Uma regra bem conhecida afirma que, quando dois números são multiplicados entre si, a resposta será confiável se o arredondamento dos algarismos significativos do produto for equivalente ao do fator que apresenta o menor número de algarismos significativos.

(a) Usando a regra (2.28) e o fato de que algarismos significativos correspondem de certa forma, a incertezas fracionárias, prove que esta regra é aproximadamente válida. (Para ser claro, trate do caso em que o fator com menor número de algarismos significativos possui dois).

(b) Mostre, com um exemplo, que a resposta pode realmente ser menos precisa do que a “regra bem conhecida” sugere. (Esta redução na precisão é particularmente verdadeira se vários números forem multiplicados conjuntamente).

Passo 1

a)

Essa questão é um pouquinho mais teórica! Bora entender melhor o que estão nos pedindo?

Quando calculamos a incertezas de uma multiplicação, sabemos pela regra provisória que ela é encontrada pela soma das incertezas percentuais de ambos os elementos de multiplicação. Com isso, teremos um novo resultado, com a multiplicação dos elementos e a soma das incertezas. Com essa soma, o que pode ocorrer é que aumente os algarismos significativos da incerteza. Para encontrarmos a incerteza fracionária, nós iremos dividir essa incerteza percentual por 100, certo? É aí que entra a teoria da letra a! Porque, ao multiplicarmos dois valores, nós teremos um maior número de algarismos significativos que anteriormente, e o mesmo ocorre com as incertezas, que são somadas e divididas por 100.

Assim, conseguimos mostrar que realmente, quando o arredondamento dos algarismos significativos do produto for equivalente ao do fator que apresenta o menor número de algarismos significativos, então teremos uma resposta confiável! Mas, nem sempre isso ocorre. Pensemos juntos: se tivermos muitas multiplicações, os algarismos significativos irão cada vez ficarem maiores, e na hora de transformarmos a incerteza percentual em fracionária, ela não acompanhará mais, diretamente, como antes, o valor do fator de menor quantidade de números significativos. Vamos mostrar isso na letra b!

Passo 2

b) Vamos realizar a multiplicação de 3 valores: a=2,53 +- 0,1%, b=1200 +- 10% e c=8800 +- 10%. O fator de menor números significativos é o a, certo? Vamos realizar os cálculos de q = a*b*c:

q = 2,53 * 1200 * 8800 ± 0,1 + 10 + 10 = 26.716.800 ± 20,1 = 27 * 10 6 ± 20 .

Como podemos perceber, a quantidade de algarismos significativo do resultado final, é menor que a quantidade de algarismos do fator a. Isso ocorre porque vários números foram multiplicados conjuntamente, perdendo-se, assim, a precisão.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro