a) Usando a equação (Equação 38-22a), calcule a energia de Fermi para a prata. (b) Determine a energia cinética média de um elétron livre e (c) encontre a velocidade de Fermi para a prata.
Passo 1
(a) Opa, mais uma questãozinha pra gente! Bora lá!
A equação:
Já nos dá uma relação entre a energia de Fermi e a densidade de elétrons livres pra gente. Essa densidade é tabela por material, para a prata:
Dessa forma, podemos calcular diretamente a energia de Fermi para a prata:
Convertendo para elétron-volt:
Passo 2
(b) Opa, para calcular a energia cinética média do elétron livre, podemos usar a relação:
Substituindo os valores:
Passo 3
(c) E para achar a velocidade de Fermi, vamos usar a relação:
Substituindo os valores, convertendo para joules:
Prontinho!!
Resposta
(a)
(b)
(c)
Exercícios de Livros Relacionados
Calcule a densidade numérica de elétrons livres para (a) magnésio, que tem densidade de 1,74 g / cm3, e (b) zinco, que tem densidade de 7,14 g / cm3. Para esses cálculos, assuma que há dois elétrons l
Um wafer de 2,00 cm2 de silício puro é irradiado com radiação eletromagnética tendo um comprimento de onda de 775 nm. A intensidade da radiação é de 4,00 W / m2 e cada fóton que atinge a amostra é abs
Estime a fração de elétrons livres no cobre que estão em estados de energia acima da energia de Fermi em (a) 300 K (cerca da temperatura ambiente) e (b) em 1000 K.
A densidade do potássio é de 0,851 g / cm3. Quantos elétrons livres existem por átomo de potássio em um cristal de potássio?
O composto semicondutor CdSe é amplamente utilizado para diodos emissores de luz (LEDs). A diferença de energia em CdSe é 1,80 eV. Qual é a frequência da luz emitida por um LED CdSe?