Escreva uma função que, dado o valor da conta de um restaurante, calcule e exiba a gorjeta do garçom, considerando 10% do valor da conta.
Passo 1
Fala aí, browww! O enunciado quer uma função que calcule e exiba 10% do valor da conta.
Mas cara, pra nossa função funcionar a gente precisa de uma informação externa: o valor da conta, pô! Então, esse vai ser nosso parâmetro!
O nome da função foi escolhido por mim mesmo. É completamente arbitrário e pode se chamar como você quiser, mas é boa ideia dar nomes intuitivos, jae?! Agora, precisamos calcular a gorjeta do garçom...
Passo 2
Cara, pra calcular a gorjeta a gente só precisa pegar 10% do valor da conta, e isso é a mesma coisa que multiplicar a conta por 0.1.
Bora escrever essa conta em Python então!
Pronto! Agora a gente só precisa exibir. Se liga que o enunciado não tá mandando a gente retornar o valor, e sim exibir. Então não vamos usar a palavra-chave return, e sim a função print().
Pronto! Desse jeito, a função vai calcular e exibir o valor da gorjeta, mas não vai exibir nada. Se liga também que a gente colocou ali uma formatação de string (usando % na string, dentro do print()). Se tu não tá ligado em formatação de string, eu recomendo que tu dê uma olhadinha no tópico de operações com string daqui da playlist. É rapidinho, papo reto!
Passo 3
Show! Agora, bora testar essa função. Pra isso, vou chamar a função depois.
Mas se liga que, como a função não retorna nada (não tem a palavra-chave return), a gente não pode colocar dentro de outra função ou dentro de nenhuma variável. A gente chama ela seco mesmo. Olha outras formas que estariam erradas:
Esses códigos só funcionariam se a função tivesse retorno. Como não tem, a gente não pode fazer isso, ok?! Tem que ser assim mesmo:
E o resultado disso, quando executamos, é o seguinte:
Aí sim, funcionou na moral!!
Não esquece que o enunciado pediu só a função, mano. Então a gente apaga os códigos de teste e entrega só a função, hein! Valeuuu