Faça uma função que receba uma lista de números armazenados de forma crescente, e dois valores ( limite inferior e limite superior), e exiba a sublista cujos elementos são maiores ou iguais ao limite inferior e menores ou iguais ao limite superior.
Exemplo:
lista inicial=[12,14,15,16,18,20,24,26,28,32,34,38]
limite inferior=13
limite superior = 26
lista exibida: [14,15,16,18,20,24,26]
Passo 1
Fala aí! É muito bom quando o enunciado fornece dados de teste! Hahah primeiramente, vamos escrever nossos dados de teste no nosso programa.
Agora, precisamos escrever uma função que receba esses dados e exiba [14,15,16,18,20,24,26]. Beleza, vamos lá! Pra criar uma função, usamos a palavra-chave def, damos um nome pra nossa função e depois os parâmetros, entre parênteses.
Passo 2
Pra isso, vamos criar uma nova lista e adicionar nela os elementos que satisfazem a condição.
Aqui a gente criou uma outra lista com nome de sublista, e fizemos o cabeçalho do nosso loop. Esse loop vai percorrer cada item da lista que a gente recebeu. No fim, precisamos exibir a lista resultante, então eu já até coloquei o print(sublista) ali.
Passo 3
Pra gente checar se o item tá entre os limites menor e maior, recebido como parâmetro, vamos usar um if.
Se liga que a gente usou “maior ou igual” e “menor ou igual”. Isso é porque no enunciado a resultante incluiu o 26. Se liga que se a gente quisesse todos os elementos menores, o 26 não viria junto. Esse dado foi uma dica que o enuncado deu. Agora, vamos escrever o código que acrescenta itens na sublista.
Pronto! Nessa função, será exibida a lista dentro dos limites recebidos como parâmetro. Pra gente testar, vamos chamar a função com os parâmetros de teste no fim do programa.
Viu?! Quando executar, o resultado vai ser igualzinho ao do professor. Mas se liga que o enunciado pediu só a função, não pediu os dados de teste e nem o teste. Por isso, vamos deixar no código só a função.
Pronto! Agora sim a gente concluiu o exercício! Até mais, cara!