Implemente um sistema de conta bancária. Ele deve possuir um atributo privado do tipo double para armazenar o saldo da conta, que inicia com 0.0 por padrão, e 4 métodos públicos: o método s e t S a l d o , para definir o saldo da conta, o método g e t S a l d o , que retorna o valor do saldo, um método d e p o s i t a r , para acrescentar um valor ao saldo, e um método s a c a r , para retirar um valor do saldo. Considere que o saldo da conta não pode ser negativo.

Passo 1

Eai, tudo beleza?

Nessa questão, vamos implementar um sistema de conta bancária de acordo com as especificações do enunciado. Com base nisso, vamos criar uma classe C o n t a B a n c a r i a , adicionar o atributo privado s a l d o que inicializará com valor nulo e adicionar os métodos publicos descritos no enunciado.

Passo 2

Vamos definir o código do método s e t S a l d o . Como o valor recebido como parâmetro é do tipo d o u b l e , ele pode admitir valores negativos, o que seria incoerente. Portanto, vamos adicionar um condicional para chegar se o valor é positivo. Caso seja, faremos o s a l d o receber esse valor, mas em caso negativo, vamos imprimir uma mensagem indicando que o valor é indisponível.

Já para o getter g e t S a l d o , basta fazermos ele retornar o valor armazenado no parâmetro s a l d o .

Passo 3

Para o método d e p o s i t a r , vamos verificar se o valor passado para depósito é positivo, se for, vamos acrescentá-lo ao saldo. Em caso negativo, imprimimos uma mensagem indicando que o valor está indisponível para depósito.

No método s a c a r , para que o valor seja válido, ele deve tanto ser positivo quanto menor que o valor do saldo. Se essas condições forem verdadeiras, vamos reduzir esse valor do saldo, mas em caso negativo, vamos imprimir uma mensagem com o erro.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Getters e Setters

Ver Teoria