P1 de Física 2 da UNICAMP - 2010.1(Noturno)
Física 2 - UNICAMP
Considere um grande reservatório contendo um líquido de massa específica . Suponha que a altura do líquido seja e que é feito um furo pequeno no reservatório a da altura , conforme mostra a figura. Saindo pelo orifício, o líquido atinge uma distância da base do reservatório.
a): Calcule essa distância .
b): Calcule a altura de um segundo furo feito abaixo do primeiro e tal que o alcance do líquido saindo dele seja igual ao do primeiro. Para os seus cálculos, suponha que o nível do reservatório não se altera durante todo o processo.
Ver solução completaUm tubo de plástico de de altura e de diâmetro tem uma das extremidades lacrada. Duzentas e cinquenta gramas de grãos de chumbo são
derramadas sobre o fundo do tubo, cuja massa é de . A seguir, o tubo é imerso em um líquido, e no equilíbrio ele flutua com do comprimento acima da superfície.
- Qual é a densidade do líquido?
- Qual é a pressão num ponto da base do tubo?
A figura abaixo representa um semicírculo delgado de raio e massa homogênea e uma massa pontual que está situada centro do semicírculo. Dois elementos infinitesimais de massa , situados em ponto, para qual o raio forma um ângulo em relação ao eixo- que passa pelo centro do semicírculo, com ilustrado na figura:
- Calcule o módulo da força gravitacional resultante que atua sobre a massa pontual devido à presença das massas infinitesimais
- Qual é o módulo da força gravitacional sofrida pela massa pontual devido, agora, à presença de todo o semicírculo.
- Usando o resultado do item b, obtenha qual seria a força sofrida pela massa no centro de um círculo completo.