As indústrias possuem uma gama de instrumentos inteligentes que realizam o controle de processos de forma automática e remota. Sendo assim, são considerados elementos finais de controle:
- Reservartórios, bombas e transmissores de pressão.
- Reservatórios, bombas e tanques.
- Reservatórios, bombas e controlador lógico programável.
- Bombas, resistência elétrica e tanques.
- Bombas, válvulas e resistência elétrica.
Passo 1
Elementos finais de ontrole são aqueles elementos que atuam diretamente sobre a variável controlada. Por exemplo: uma válvula que manipula a vazão que passa por uma tubulação.
O primeiro item da letra a é “reservatórios”. Um reservatório não pode funcionar como elemento final de controle porque ele não é capaz de manipular nenhuma variável de nenhum processo.
Portanto podemos excluir as três primeiras opções que possuem reservatórios.
Passo 2
A letra d) diz: “bombas, resistência elétrica e tanque”.
Bomba e resistência elétrica podem funcionar de fato como elementos finais de controle. A bomba é capaz de aumentar o fluxo/pressão de uma corrente líquida e a resistência elétrica pode manipular a temperatura, por exemplo.
Porém não é possível que um tanque seja um elemento final de controle.
Passo 3
A letra e) além de bombas e resistência elétrica, que nós já vimos que podem ser elemento final de controle, também apresenta válvulas.
As válvulas são sim um elemento final de controle, e na verdade, são o elemento final de controle mais comum na indústria. Elas são capazes de manipular o fluxo por uma tubulação sendo capazes de controlar uma gama enorme de processo.
Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa e).
Resposta
e) Bombas, válvulas e resistência elétrica.