Crie um programa que declare duas variáveis (inteiro e real) atribua valores para elas e crie dois ponteiros, cada um apontando para uma destas variáveis. Mostre na tela: O valor e o endereço de memória das variáveis, o valor do ponteiro, o endereço do ponteiro e o valor apontado pelo ponteiro

Passo 1

Ok, pessoal, vamos lá!

A questão quer que a gente crie duas variáveis e dois ponteiros, e depois imprima os endereços de memória envolvidos.

Antes de começar, vamos escrever o cabeçalho do código:

Passo 2

Primeiro, vamos criar duas variáveis: v a r 1 do tipo inteiro inicializada com valor 10 , e v a r 2 do tipo f l o a t inicializado com o valor 20 . Esses valores eu escolhi aleatoriamente

Não vá esquecer dos ponto-e-virgula.

Agora vamos criar os ponteiros que apontam para estas variáveis. Pra criar um ponteiro a gente usa a estrutura:

t i p o * p o n t e i r o = & v a r r i a v e l

O importante é que o tipo do ponteiro deve ser o mesmo tipo da variável!

Passo 3

Agora vamos imprimir os resultados que obtivemos.

Primeiro de tudo, vamos visualizar os endereços de memória das variáveis. Para isso, vamos usar o operador de endereço ( & ) para imprimir o local de memória de cada variável.

Em seguida vamos imprimir o conteúdo armazenado dentro de cada um dos ponteiros. Cada um deles deve conter um endereço de memória igual ao que imprimimos nas linhas anteriores:

E pra terminar, vamos imprimir os endereços de memória de cada um dos ponteiros. Afinal de contas, eles são variáveis também, e por isso, também possuem endereços de memória únicos.

O resultado é:

Resposta

Exercícios Resolvidos de Introdução aos ponteiros

Ver Teoria