Exercícios Resolvidos de Introdução aos ponteiros

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que declare um inteiro, um real e um char, e ponteiros para inteiro, real, e char. Associe as variáveis aos ponteiros (use &). Modifique os valores de cada variável usando os ponteiros. Imprima os valores das variáveis antes e após a modificação.

Passo 1

Lets go everybody!

Nesse exercício vamos trabalhar todos os conceitos básicos sobre ponteiros. A gente vai criar variáveis, associar essas variáveis a ponteiros, e utilizar estes ponteiros para acessar e modificar os valores.

Mas antes, vamos começar com o cabeçalho do código:

Passo 2

Primeiro de tudo, vamos criar três variáveis dos tipos inteiro, real e caractere. Vamos declarar a variável A do tipo i n t incializada com o valor 0 ; a variável B do tipo f l o a t inicializada com o valor 0 ; e por último a variável chamada C do tipo c h a r inicializada com o caractere ‘ 0 ’ .

Passo 3

Agora vamos declarar os nossos ponteiros.

Primeiro a gente precisa lembrar que o ponteiro precisa ser do mesmo tipo que a variável. Então precisaremos de ponteiros do tipo i n t , do tipo f l o a t e do tipo c h a r

Para declarar um ponteiro indicamos o tipo, depois usamos o operador * e inserimos o nome do ponteiro:

t i p o * n o m e P o n t e i r o

Para dar nome aos nossos ponteiros vamos usar o prefixo pnt_ pra que a gente identifique facilmente quais são os ponteiros do programa e pra qual variável eles apontam.

Uma boa prática de programação é associar os ponteiros e as variáveis no momento em que os ponteiros são criados. Mas uma alternativa é inicializar os ponteiros com o valor N U L L .

Passo 4

Show de bola. Variáveis e ponteiros criados.

Agora vamos associar os ponteiros e as variáveis. Pra isso, a gente vai usar o operador de endereço & para extrair o endereço de cada variável, e com o operador = vamos atribuir o valor do endereço no ponteiro adequado

p n t _ V a r i a v e l = & V a r i a v e l

Lembre-se, que o tipo do ponteiro e da variável devem ser os mesmos

Passo 5

Agora vamos alterar os valores das variáveis através dos ponteiros.

Para fazer isso, devemos utilizar o operador de desreferenciação ( * ) para acessar o valor contido no endereço. Em seguida, com o operador de atribuição ( = ) vamos alterar o conteúdo contido no endereço.

* p n t _ V a r i a v e l = n o v o V a l o r

Nessa etapa eu utilizei valores aleatórios. Mas você pode escolher quaisquer valores.

Passo 6

E pra finalizar a questão, vamos imprimir os novos valores de cada uma das variáveis. Pra isso, é só utilizar o c o u t

E é isso, galerinha! Até mais.

Resposta