Dada uma matriz de ordem 5, imprimir a quantidade de linhas e colunas nulas.
Passo 1
Vamos começar o nosso programa pelo seu escopo.
Passo 2
Em seguida, podemos declarar e inicializar as variáveis que nos ajudarão.
Informações:
- e são variáveis contadoras;
- é uma variável representativa booleana que informa ao programa se determinada linha ou coluna é ou não nula;
- e são variáveis que armazenam a quantidade de linha ou colunas nulas, respectivamente.
Passo 3
Com as variáveis que serão necessárias já declaradas e devidamente inicializadas, podemos requisitar ao usuário o preenchimento da matriz com elementos que serão inseridos por ele.
Passo 4
Iniciaremos a nossa busca por linhas nulas.
Para isso, reinicializaremos a variável a cada loop do laço de repetição principal (laço das linhas) enquanto verificamos se alguma coluna dessa linha possui um valor diferente de 0 (segundo laço de repetição).
A lógica consiste em atribuir valor 1 a caso algum elemento da linha sendo processada seja diferente de 0. Caso seja, sabemos que a linha não é nula, caso contrário acrescentaremos uma unidade em sua contagem (linha 17).
Passo 5
O mesmo ocorre quando buscamos por colunas nulas, a grande diferença está na maneira com que fazemos isso. Agora, o primeiro laço deve avançar nas colunas enquanto o segundo verifica se cada elemento dessa coluna é diferente de 0.
Basicamente, a única coisa que temos que fazer é inverter a função dos laços, o que executava primeiro para verificar linhas nulas agora executa depois e vice-versa. Vale lembrar que a variável também muda, agora utilizaremos que é a responsável pela verificação de colunas nulas.
Passo 6
Por fim, basta imprimirmos as variáveis e que são responsáveis por armazenar a quantidade de linhas e colunas nulas, respectivamente.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)