Escreva um programa que contenha duas variáveis inteiras, e crie um ponteiro para cada variável. Leia essas variáveis do teclado. Em seguida, compare seus endereços e exiba o conteúdo do maior endereço.
Passo 1
E aí pessoal. Vamos lá resolver essa questão. Esse é um exercício bem direto, então vamos começar sem demora.
Primeiro de tudo vamos declarar as duas variáveis inteiras, vamos chama-las de e .
Perceba o seguinte, estamos declarando e como variáveis distintas, então elas sempre terão endereços de memória diferentes!
Agora vamos criar um ponteiro para cada uma das variáveis. Um ponteiro que aponta pro endereço de , e um ponteiro que aponta para o endereço de .
Passo 2
Certo! Agora vamos usar o comando para pedir que o usuário insira o valor das variáveis e com o guardamos cada valor na variável adequada.
Passo 3
Agora vamos entrar no centro da questão: vamos comparar os endereços de memória.
Para comparar dois ponteiros não tem segredo, basta usar o operador de comparação adequado, que é o próprio “”. Então, vamos comparar os endereços de e de e imprimir o valor contido no maior endereço. Para isso vai ser necessário utilizar uma expressão .
Lembre-se, devido a forma como declaramos as variáveis e é impossível que elas tenham o mesmo local de memória, então não precisamos nos preocupar com esse caso.
O código fica da seguinte forma:
E assim finalizamos a questão.