Exercícios Resolvidos de Matrizes

Ver Teoria

Enunciado

Você está trabalhando num projeto em C++ para automatizar algumas operações do setor financeiro da sua empresa. Para isso, você precisa trabalhar com uma tabela de dados que possui o ID de cada funcionário e o seu respectivo salário. Com os seus conhecimentos de programação, você resolve criar uma matriz para armazenar os dados dessa tabela. Como você declara essa matriz?

Obs.: A tabela possui no máximo 200 valores de ID, com um valor de salário atrelado a cada um deles.

Exemplo de tabela:

Passo 1

Fala ae, tudo beleza?

Nessa questão, o principal é entendermos como vamos trabalhar com essa tabela no formato de uma matriz. Para isso, podemos interpretar esse tipo de tabela como uma matriz de duas colunas, onde em cada linha vai o valor de um ID e um valor de salário.

Como nos foi dito que a tabela possui no máximo 200 valores de ID, podemos compreender isso como uma quantidade de 200 linhas para a nossa matriz. Com isso, já sabemos a quantidade de linhas e colunas que vamos precisar usar no momento de declararmos a nossa matriz.

Passo 2

Como essa matriz precisa admitir valores numéricos tanto referentes a ID (o que normalmente são valores inteiros) quanto referentes a um salário (podem ser reais não inteiros) nos é conveniente declarar essa matriz como f l o a t ou d o u b l e . Nesse caso, vamos optar por utilizar o f l o a t .

Dessa forma, teríamos no nosso código:

Resposta