Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia Estática - 10ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 10º - Capítulo 6.6 - Ex. 100
100- Pressionando o freio de mão da bicicleta, o ciclista provoca no cabo do freio uma tração de . Se o mecanismo de ajuste do freio é conectado por um pino em , determine a força normal que cada sapata do freio exerce no aro da roda. São essas as forças capazes de fazer com que a roda pare de girar? Explique.
Passo 1
No que o ciclista puxa o gatilho do freio da bicicleta para tracionar a corda fazendo com que o mecanismo se aproxime uma da outra, comprimindo o aro da bicicleta que por sua vez faz uma força de reação contra esse mecanismo. Separando uma das sapatas do mecanismo nós teremos o seguinte sistema de forças.
Onde é a força normal do aro com as sapatas.
Passo 2
Fazendo a somatória dos momentos em temos:
Passo 3
Na verdade essa força de frenagem não faz o corpo parar, ela faz com que a roda pare de acelerar, o que faz a roda da bicicleta parar de fato é a força de atrito com o chão. Imagine que você esteja dirigindo um carro em pista molhada, se você freia acontece o que chamamos de aquaplanagem, o carro desliza sobre a pista e você perde o controle do carro, o efeito é o mesmo numa bicicleta . Se o chão não tem atrito você desliza e pode capotar bem feio.
Resposta
Explicação no passo 3.