38- Determine as forças desenvolvidas nos elementos e da treliça da ponte e indique se eles estão sob tração ou compressão.
Passo 1
Como queremos as forças nos elementos e nós devemos cortar essas barras e mais uma que se encontra no caminho, que será a barra . Para calcular essas forças obrigatoriamente precisamos calcular as forças de reações em ou em , como não queremos muito esforço vamos apenas calcular a reação em sabendo que ela não terá resistências horizontais.
A estrutura equivalente para essas forças será igual a :
Fazendo a somatória das forças verticais nós teremos:
E fazendo a somatória dos momentos em :
Passo 2
Agora vamos fazer o corte nas barras e e analisar a estrutura a esquerda desse corte, isso nos dará a seguinte estrutura equivalente.
Onde consideramos todas as forças saindo dos nós, isso significa que o sinal positivo nos dará uma força de tração.
Fazendo a somatória das forças verticais nós teremos:
Que é uma força de tração.
Passo 3
Agora fazendo a somatória dos momentos em nós teremos a outra força que se pede, dessa forma se considerarmos o sentido horário como positivo teremos:
Que é uma força compressiva.