Enunciado

As consequências de uma colisão frontal entre dois automóveis podem ser estudadas considerando o impacto do automóvel contra urna barreira, coma mostra a Figura 1.57. Construa um modelo matemático considerando as massas da carroceria do automóvel, motor, transmissão e suspensão e a elasticidade dos para-choques, radiador, carroceria em chapas metálicas, sistema de transmissão e suportes do motor.

Passo 1

Hora do negócio ficar “impactante” (me desculpem pela péssima piada hahahaha). Aqui temos um sistema que representa a batida de um carro contra uma barreira.

Vamos representar o arranjo mecânico com base na colisão e nos subconjuntos do carro considerando massas e elasticidades.

Passo 2

Temos então um sistema com a massa do carro, massa dos subconjuntos e como funcionaria a elasticidade desses subconjuntos na hora da colisão:

Dessa forma, observamos a ação elástica do para-choque, da transmissão, do motor e da carroceria do carro. Isso ocorre pelo fato da colisão. Se existe uma força empurrando uma barreira, a barreira empurra de volta, o que gera o que a gente conhece como o “amassado” do carro. E é só isso 😊. Até a próxima companheiros! Espero vocês lá !

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro