Enunciado

Qual é a diferença entre a notação científica e a notação de engenharia, ao escrever valores numéricos? Qual é a vantagem de cada uma dessas notações?

Passo 1

Olá rapaziada, tranquileba? Espero que sim!! Bora resolver esse exercício, parece chato, mas é bem simples. Primeiro vamos entender o que seria notação científica. A notação cientifica ou notação em forma exponencial (como é chamada nas áreas técnicas) serve para expressar um número muito pequeno ou muito grande de forma simples, ou seja, em potência de 10.

Por exemplo, a velocidade da luz é aproximadamente trezentos milhões de metros por segundo, numericamente falando é 299.792.458   m / s . Imagina que sinistro escrever esse número monstro sempre nos projetos ou cálculos, o que fazemos? Escrevemos em notação científica para simplificar. Podemos escrever como:

3 × 10 6 m / s ≅ 299.792.458   m / s

No caso de um numero bem pequeno, fazemos o uso de numero decimais e expoentes negativo na potência, mas não se assuste pequeno mancebo, é bem simples, pois o que indica esse expoente é o numero de casas que a virgula percorreu para direita ou para esquerda. No caso no expoente negativo, ela percorre para a direita.

Por exemplo, a massa do elétron é uma coisa extremamente pequena, ou seja, é 0,00000000000000000000000000091093 g . Chatão trabalhar com isso ne? Então vamos transformar em notação científica para facilitar nossa vida.

0,00000000000000000000000000091093 g = 9,1093 × 10 - 28 g

Como podemos ver, a vantagem de descrever assim que você economiza espaço na hora de escrever e além disso, economiza tempo e facilita demais os seus cálculos.

Bem simples não é mesmo? Xuxu beleza!!

Passo 2

Putz mais um termo que assusta ne? “notação de engenharia”, mas que raios é isso???

Relaxa meu querido, o nome muda, mas é basicamente a mesma coisa que a notação científica usual, mas tem uma coisinha a mais que deve ser observada. O expoente na potência de 10 tem que ser múltiplo de 3 e a parte decimal só pode ser números maiores que 1 e menores que 1000.

Por exemplo, um número gigantesco, tal como o número 555000000 como escrevemos então? Basta fazer a mesma coisa que a notação científica. Então vamos lá:

555000000 = 555 × 10 6

Observe, a parte decimal que é o numero “555” é maior que 1 e menor que 1000 e o expoente na potencia de 10 é “6”, que é múltiplo de 3.

Mas espera aí qual a vantagem de se escrever nessa notação, já que temos a notação científica?? É a mesma meu consagrado, porém podemos utilizar os chamados prefixos. Por exemplo, um numero escrito na potencia de 3, é chamado de kilo. O escrito na potencia de 18, por exemplo, é chamado de exa. E assim por diante.

Existe outros? Claro, da uma ligada na tabela abaixo:

Show de bola né rapaziada?! Fácil fácil, mole mole.

Resposta

A notação cientifica ou notação em forma exponencial serve para expressar um número muito pequeno ou muito grande de forma simples, ou seja, em potência de 10. Notação de engenharia mesma coisa que a notação científica usual, mas tem uma coisinha a mais que deve ser observada. O expoente na potência de 10 tem que ser múltiplo de 3 e a parte decimal só pode ser números maiores que 1 e menores que 1000. Em ambos os casos a vantagem é para simplificar a escrita e os cálculos, mas no caso da notação de engenharia, além da simplificação, é para fazer o uso de prefixos.

Exercícios de Livros Relacionados

O que é Estática das Estruturas? Qual a importância dessa Estática
Qual é a diferença entre partícula e corpo? Como ambos têm massa finita e na realidade todos os corpos são deformáveis, por que adotar, por vezes, a hipótese de corpo rígido
Como conceituar força? Como a uma força correspondente uma reação de igual intensidade, de mesma linha de ação e de sentido contrário, por que essas forças não se anulam em equilíbrio de um corpo
Qual é diferença entre peso e massa? Por que não é correto dizer que um corpo tem determinado peso
Por que os valores numéricos das magnitudes das grandezas físicas são meramente convencionais? O que são grandezas de base em um sistema de unidades? Por que distintos sistemas coerentes podem ter dif