Crie a classe . Essa classe deve possuir os seguintes membros privados:
- ID – código de identificação do professor, inicia com valor 0.
- Materia – matéria que o professor da aula, inicia com “matematica”.
Como membros públicos, ela deve possuir:
- DefinirID – função que vai receber como parâmetro um número inteiro e, caso ele esteja entre e 2000, vai fazer a variável ID receber esse valor.
- DefinirMateria - – função que vai receber como parâmetro um string e vai checar se esse string é igual a “matemática”, “portugues” ou “historia” e, em caso for igual a algum desses, vai passar o seu valor ao parâmetro .
- Lecionar – imprime na tela a mensagem: “O professor esta dando aula de ______”. No lugar do espaço é o valor armazenado em .
Passo 1
Eai, tudo beleza?
Nessa questão nós temos que fazer uma implementação de uma classe com um encapsulamento no qual os seus atributos são privados e os seus métodos são públicos.
Vamos começar o nosso código declarando a classe com os atributos e métodos descritos. Como o valor do ID varia de 0 até 2000, uma opção é declararmos ele como um enquanto será declarado como uma string.
Passo 2
A seguir, vamos definir os métodos, começando pelo . Nele, vamos checar se o valor recebido como parâmetro está entre e e, em caso positivo, vamos passar o seu valor para o atributo .
Para o método , vamos checar se a string recebida é igual a algumas das opções disponíveis, se ela for, vamos passar o seu valor para o parâmetro .
Passo 3
Por fim, vamos fazer o método . Nele, imprimir na tela uma mensagem com a matéria que está armazenada no atributo :