O módulo time fornece uma função, também chamada time, que devolve a hora média de Greenwich na “época”, que é um momento arbitrário usado como ponto de referência. Em sistemas UNIX, a época é primeiro de janeiro de 1970.
>>> import time
>>> time.time()
1437746094.5735958
Escreva um script que leia a hora atual e a converta em um tempo em horas, minutos e segundos, mais o número de dias desde a época.
Passo 1
Fala aí, seu doido! Vamos começar importando o módulo time, porque a gente vai precisar dele.
E, em seguida, bora salvar em uma variável o tempo atual utilizando a função time(), que pertence ao módulo time (mesmo nome hahaha).
Agora a gente precisa, a partir dessa variável (que agora tem a quantidade de segundos desde 01/01/1970), dizer quantas horas, minutos e segundos se passaram. Vamos começar extraindo as horas da quantidade total de segundos que a gente tem!
Passo 2
Vamos começar com os minutos. A gente tem o tempo total em segundos, mas a gente tá ligado que a cada 60 segundos, podemos considerar um minuto.
Pronto! Já temos o correspondente em minutos. Mas repara que a gente pegou a divisão inteira (//). Ou seja, não queremos minutos quebrados, né? (Já pensou fazer miojo em 3.14159 minutos? hahaha).
Mas agora, vamos criar outra variável chamada "segundos" pra salvar os segundos restantes. E falando de resto, você se ligou no que a gente vai precisar usar, né?
Isso aí, existe o operador de resto (%). Show! Mas ainda precisamos das horas...
Passo 3
Cara, a gente converteu os segundos em minutos. Pra transformar em horas, a gente só precisa fazer exatamente a mesma coisa mas, em vez de usar os segundos, vamos usar os minutos!
Pronto! Assim, a gente pegou todas as horas que tínhamos em minutos e deixou a variável "minutos" só com o resto. Por último, a gente precisa calcular o número de dias.
Passo 4
Pra calcular a quantidade de dias, podemos pegar as horas atuais e dividir por 24.
A gente também atualizou o número de horas pro resto… E, agora, falta só a gente exibir.
Passo 5
Pra exibir alguma coisa pro usuário, usamos a famigerada função print(), né?
Obs: usamos formatação de string dentro do print, que é muito importante você saber… Caso não esteja familiarizado, tem um tópico que fala tudo sobre isso aqui na matéria, tá? olha lá, é rapidinho…
Agora vou executar pra ver o que acontece.
Pronto! Parece tudo ok, então finalizamos o exercício, mano!!!