Uma tonelada métrica, ou simplesmente tonelada, equivale a onças. Escreva um programa que leia o peso de um pacote de cereal matinal em onças e apresente na saída o peso em toneladas métricas, assim como o número de caixas necessárias para fornecer uma tonelada métrica de cereal.
Considere uma caixa de cereal com (ou ).
Passo 1
Uma boa dica antes de programar é pensar: “Quais as entradas e saídas desse programa?”
A entrada é o peso do pacote inserido pelo usuário em onças. Este valor deve ser um número real. Vamos criar uma variável do tipo chamada para receber esse valor inserido pelo usuário. Como vamos fazer cálculos muito precisos, vamos usar o tipo .
As saídas são: o valor em toneladas cúbicas e a quantidade de caixas necessárias. Estes dois valores também podem ser números reais. Vamos criar as variáveis do tipo chamadas e para guardar os valores que vamos calcular.
A questão é boazinha e facilita pra gente 😊, já nos dá o valor da conversão de onça para tonelada, e também nos dá a quantidade de cereal que cabe numa caixa. Estes dois valores não podem mudar durante a execução do código, então o ideal é tornar estes valores constantes!
Então vamos criar uma constante chamada que guarda o valor de conversão entre onças e toneladas: . E a constante chamada que guarda a quantas toneladas cabem em uma caixa de cereal .
Então, o nosso código começa dessa forma:
Passo 2
Certo! Com nossas variáveis definidas, vamos usar o para imprimir uma mensagem requisitando os dados do usuário e usar a função para receber a variável do nosso usuário. Ah, não esqueça de usar o ponto e vírgula.
Passo 3
Agora vamos pra etapa de conversão!
Usando o operador de divisão vamos calcular a divisão entre o peso em onça e o fator de conversão. O resultado da operação é guardado na variável . Veja no código:
Com o mesmo processo nós podemos calcular a quantidade de caixas necessárias, dividindo a o peso em toneladas, pela quantidade de toneladas em uma caixa. O resultado é armazenado em :
Passo 4
Prontinho! Agora, pra finalizar o programa é só a gente imprimir o resultado usando o .
E prontinho!
Passo 5
Agora é hora dos testes. É sempre importante testar seus códigos pra detectar possíveis erros.
Rode o seu programa e compare as seguintes entradas com as seguintes saídas, se der tudo certo, então o código está bom:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)