Dada a condição:

  • 25 ≤ 25 && ( X < 5 )

Qual será o seu valor de retorno quando X = 1 ?

Passo 1

Analisando a condição geral, nós conseguimos observar dois operandos, que representam comparações relacionais, unidos por um operador lógico E.

Sendo assim, a primeira coisa que devemos fazer é analisar o primeiro operando e definir o valor de retorno de sua comparação relacional.

( 25 ≤ 25 )

25 é menor ou igual a 25?

A resposta é sim! Logo, se trata de uma comparação relacional verdadeira.

Passo 2

Conhecendo o valor de retorno do primeiro operando, nós podemos realizar a análise do segundo operando da condição geral, que é:

( X < 5 )

Nós sabemos que o enunciado afirmou que X = 1 . Substituindo esse valor na comparação, nós ficamos com:

1 < 5

1 é menor que 5?

A resposta é novamente sim! Dessa forma, o retorno da comparação expressa pelo operando 2 também é verdadeira.

Passo 3

A última coisa que devemos fazer é definir o valor de retorno da comparação lógica definida pelo operador E, para isso basta analisarmos a sua tabela verdade:

Onde:

  • P = ( 25 ≤ 25 ) ;
  • Q = ( 1 < 5 ) .

Como analisado nos passos anteriores, nós sabemos que as duas comparações relacionais são verdadeiras. Com isso, para descobrirmos o valor de retorno da condição geral, que é dada pela união de duas comparações através do operador lógico E, basta assimilarmos o valor fornecido pela tabela verdade desse operador quando P = Q = V .

Como podemos ver na imagem em que apenas a linha que queremos é destacada, o retorno da comparação lógica quando P = V e Q = V é verdadeiro, ou melhor, o valor inteiro 1.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Operadores da linguagem

Ver Teoria