Teoria

O erro absoluto é a diferença entre o valor medido e o valor real, por exemplo, você mediu sua mesa e descobriu que ela tem , mas na realidade ela tem . Para calcular o erro absoluto, você usa a seguinte fórmula:

Onde é o valor medido e é o valor real. Substituindo, teremos:

📢 Clique para ver mais:

Mas afinal…se você esta medindo sua mesa é porque você não tem a medida real dela! Então como vamos calcular o erro absoluto?! 🤣🤣🤣 Pra isso a gente vai usar outras ferramentas da estatística! Bora conferir? 👇

Erro Absoluto de Estimação

O erro absoluto de estimação é a diferença entre a média amostral e a média populacional em módulo. A média populacional funciona como a “medida certa” que falamos ali em cima, no exemplo da nossa mesa ela poderia ser a medida que o fabricante diz que a mesa tem, por exemplo!

Como Calcular o Erro de Estimação

Vamos direto para ao que interessa, como fazemos os cálculos! Eu vou te mostrar a fórmula que vamos usar, mas não se assusta, ok?

Erro de Estimação: Fórmula
Erro de Estimação: Fórmula

Agora bora entender o que essa fórmula esquisita significa! E pra começar com tudo, se liga nesse vídeo super completo sobre Erro de Estimação que o Responde Aí preparou pra você! 😉

separar

Erro Absoluto para Proporção

A gente também pode calcular o erro absoluto em problemas que envolvem proporção! Pra ficar mais claro vamos imaginar a seguinte situação:

Uma empresa fabrica pneus usados em carros importados. Digamos que tenha sido coletada uma amostra aleatória da linha de produção, com n=50 pneus, e que exatamente um número certo deles esteja fora das especificações. Vamos calcular a probabilidade de que o erro absoluto da estimativa da proporção fora das especificações não ultrapasse 0,05.

De acordo com o enunciado, d=0,05 e n=50, então o erro absoluto da estimativa da proporção é:

Para padronizar essa informação, vamos dividir tudo pelo desvio padrão. Lembrando que nesse caso e , então vamos ter que o desvio padrão é . Substituindo temos:

Substituindo os dados:

Agora é só seguir o mesmo processo de padronização que fizemos anteriormente. Dessa forma, ficaremos com:

Usando a tabela normal:

Isso quer dizer que em aproximadamente 52% dos casos o erro absoluto na estimação da verdadeira proporção de diodos fora das especificações não ultrapassaria 0,05!

Agora vamos praticar com exercícios?

Erro Absoluto de Estimação

Erro Absoluto para Proporção

Exercícios de Livros Relacionados