Os elementos de uma certa população estão dispostos numa lista, cuja numeração vai de 1650 a 8840. Descreva como você usaria uma tabela de números aleatórios para obter uma amostra de 100 elementos. Seria necessário efetuar nova enumeração?

Passo 1

Oiii, tudo bem? No ânimo para mais uma?

Esse problema veio do livro do Barbetta nomeado “Estatística aplicada a ciências sociais” 5ª Edição. Essa informação é relevante pois são necessárias para a resolução do exercícios informações que estão no apêndice do livro.

Não temos nenhum cálculo nesta questão, e sim uma análise do método explicado ao longo do capítulo. Perceba que temos números de 4 dígitos e que esta é uma quantidade muito superior a presente em nossa tabela no apêndice que contém 1000 número de 2 dígitos, mas você pode formar um número aleatório de 4 dígitos juntando 2 números aleatórios de 2 dígitos.

Desta maneira ainda é possível coletar 100 números de 4 dígitos dentro da tabela, contanto que selecione estes números dentro do intervalo 1650 - 8840, sem repetir nenhuma entrada. Desta maneira nota-se que não é necessária uma nova enumeração.

É isso aí, te vejo na próxima!

Resposta

Ao longo do passo 1.

Exercícios de Livros Relacionados

Nos exercícios 7 a 10, determine se a frase é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a de forma que seja verdadeira.O ponto médio de uma classe é a soma de seus limites superior e inferior divid
Nos exercícios 7 a 10, determine se a frase é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a de forma que seja verdadeira.Uma ogiva é um gráfico que mostra a frequências relativas.
Por que o número de classes em uma distribuição de frequência deve estar preferencialmente entre 5 e 20?
Qual é a diferença entre um polígono de frequência e uma ogiva?
Nos exercícios 11 a 14, use os valores mínimo e máximo e o número de classes para determinar a amplitude da classe e os limites inferiores e superiores.Mínimo = 9, máximo = 64, 7 classes.