Enunciado

Seja um conjunto de 20 crianças numeradas de 1 a 20. Usando uma tabela de números aleatórios, divida aleatoriamente estas crianças em dois grupos de 10 crianças.

Passo 1

Eaew, como vai indo neste belo dia de estudos?

Esse problema veio do livro do Barbetta nomeado “Estatística aplicada a ciências sociais” 5ª Edição. Essa informação é relevante pois são necessárias para a resolução do exercícios informações que estão no apêndice do livro.

Esta questão é baseada na ideia de organizar amostras, então ainda não temos cálculos estatísticos, mas não deixa de ser importante fazer esta construção de maneira formal. Note, que o primeiro passo é enumerar os elementos de nossa população. Isso já foi feito pela gente e temos 20 crianças enumeradas de 1 a 20. Para dividi-las em dois grupos de 10 crianças aleatoriamente é preciso estabelecer amostras A e B com 10 elementos cada.

Para a primeira amostra, podemos utilizar qualquer linha/coluna da tabela para obter números aleatórios de 1 a 20 selecionando os números sem repetição, eu vou usar a primeira linha:

A = {08, 02, 04, 09, 07, 13, 18, 15, 19, 10}

Selecionamos 10 crianças para a primeira amostra, agora, como as amostras aleatórias simples não consideram repetições, temos que as crianças restantes formam a segunda amostra:

B = {01, 03, 05, 06, 11, 12, 14, 16, 17, 20}

E essa é a resposta para este exercício! Te vejo no próximo!!

Resposta

Ao longo do passo 1.

Exercícios de Livros Relacionados

Após construir uma distribuição de frequência expandida, qual deve ser a soma das frequências relativas? Explique.
Quais são os benefícios de representar conjuntos de dados usando as distribuições de frequência? Quais são os benefícios de usar gráficos de distribuições de frequência?
Nos exercícios 7 a 10, determine se a frase é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a de forma que seja verdadeira.As fronteiras de classes garantem que as barras consecutivas de um histograma
Qual é a diferença entre frequência relativa e frequência acumulada?
Nos exercícios 11 a 14, use os valores mínimo e máximo e o número de classes para determinar a amplitude da classe e os limites inferiores e superiores.Mínimo = 12, máximo = 88, 6 classes.