Um lote de 140 pastilhas (chips) semicondutoras é inspecionado, escolhendo-se uma amostra de cinco pastilhas. Suponha que 10 das pastilhas não obedeçam aos requerimentos dos consumidores.
- Quantas amostras diferentes são possíveis?
- Quantas amostras de cinco contêm exatamente uma pastilha não conforme?
- Quantas amostras de cinco contêm no mínimo uma pastilha não conforme?
Passo 1
Temos os seguintes dados:
10 dos 140 chips não estão em conformidade.
A definição de permutação (a ordem é importante) é:
A definição de combinação (a ordem não é importante) é:
com
Passo 2
Letra a:
A ordem não é importante porque não é importante saber se um chip foi selecionado primeiro ou foi selecionado por último e, portanto, precisamos usar a definição de um
combinação.
Passo 3
Letra b:
A amostra contém 1 chip não conforme, o que significa que 1 chip não conforme foi selecionado a partir dos 10 chips não conformes:
A amostra contém 1 chip não conforme de 5 chips e, portanto, também contém 4 chips em conformidade, o que significa que 4 chips em conformidade foram selecionados dos 130 chips em conformidade (140 chips no total, dos quais 10 não estão em conformidade, portanto, 130 deve estar em conformidade):
O número total de amostras nas quais selecionamos uma amostra com 1 chip não conforme é, então, o produto do número das maneiras de selecionar 1 chip não conforme com o número de maneiras de selecionar 4 chips em conformidade.
Passo 4
Letra c:
Vamos primeiro determinar o número de amostras que contêm cips não conformes. O número de amostras com pelo menos um chip não conforme é então o número total de amostras que diminuiu pelo número de amostras sem chips conformes.
A amostra contém 0 chips não conformes, o que significa que 0 chips não conformes foram selecionados a partir dos 10 chips não conformes:
A amostra contém 0 chips não conformes de 5 chips e, portanto, também contém 5 chips em conformidade o que significa que 5 chips em conformidade foram selecionados dos 130 chips em conformidade (140 chips no total, dos quais 10 não estão em conformidade, assim, 130 tem que estar de acordo):
O número total de amostras para selecionar uma amostra com 0 chips não conformes é, então, o produto do número de maneiras de selecionar 0 chips não conformes com o número de maneiras de selecionar 5 chips em conformidade.
O número de amostras com pelo menos um chip não conforme é então o número total de amostras (parte a) diminuído do número de amostras com nenhum chip em conformidade.
Resposta
- 416,965,528 amostras diferentes
- 113,588,800 amostras
- 130,732,752 amostras