Morando na Flórida
Um estudo mostra que os cidadãos mais velhos que vivem na Flórida têm melhor memória do que aqueles que não vivem na Flórida.
(a) Faça uma inferência com base nos resultados do estudo.
(b) O que há de errado com esse tipo de raciocínio?
Passo 1
Fala aí galera, bora resolver o nosso exercício? Vamos começar pela letra (a):
Primeiramente, precisamos ter em mente que fazer uma inferência sobre um estudo estatístico, é o ato de chegarmos a conclusões sobre uma população, a partir de um estudo feito com uma parcela dessa população, ou seja, com uma amostra.
Por tanto, a partir dos resultados apresentados por esse estudo, podemos concluir que os cidadãos mais velhos que vivem na Flórida têm melhor memória do que aqueles que não vivem na Flórida.
Passo 2
Show, agora vamos para a letra (b).
Agora, precisamos entender que tomar conclusões para uma população a partir de um estudo feito com uma amostra dessa população, deve ser cauteloso, pois até então não sabemos se a amostra selecionada de fato representa muito bem a população em estudo.
Logo, podemos afirmar que esse tipo de raciocínio não está 100% correto, pois dizer apenas cidadãos mais velhos não deixa claro as características dos indivíduos envolvidos na pesquisa, ou seja, poderíamos nos perguntar mais velhos quanto, ou melhor, qual a idade dos cidadãos utilizados no estudo, portanto o estudo é muito genérico para fazermos esse tipo de afirmação sobre a população.