Usando a primeira coluna da tabela de números aleatórios, extraia uma amostra aleatória simples de 4 (quatro) letras do alfabeto da língua portuguesa.

Passo 1

Eaew, como vai? Bora estudar um pouquinho?

Esse problema veio do livro do Barbetta nomeado “Estatística aplicada a ciências sociais” 5ª Edição. Essa informação é relevante pois são necessárias para a resolução do exercícios informações que estão no apêndice do livro.

Primeira coisa a se fazer ao tentar utilizar uma tabela de números aleatórios é estabelecer uma enumeração para o Alfabeto brasileiro, ou seja, enumerar todas as 26 letras com valores de 1 à 26, da seguinte maneira:

E como solicitado, utilizar a primeira coluna da tabela de números aleatórios para selecionar 4 destes números, obtendo:

A = {18, 11, 09, 08}

Sendo assim, nossa amostra simples aleatória é:

A = {R, K, I, H}

Você pode acabar obtendo A = {S, L, I, H} se não considerar K como parte do alfabeto brasileiro. É isso aí, até a próxima!!

Resposta

Ao longo do passo 1.

Exercícios de Livros Relacionados

Nos exercícios 21 e 22, use a ogiva para aproximar (a) o tamanho da amostra e (b) a localização do maior aumento na frequência.
Nos exercícios 19 e 20, use o histograma de frequência para (a) determinar o número de classes, (b) estimar a frequência da classe com a menor frequência, (c) estimar a frequência da classe com a maio
Use a ogiva do Exercício 22 para obter aproximadamente:(a) A frequência acumulada para uma altura de 72 polegadas.(b) A altura em que a frequência acumulada é 25.(c) O número de mulheres adultas que m
Nos exercícios 21 e 22, use a ogiva para aproximar (a) o tamanho da amostra e (b) a localização do maior aumento na frequência.
Use a ogiva do Exercício 21 para aproximar:(a) A frequência acumulada para um peso de 345,5 libras.(b) O peso para o qual a frequência acumulada é 35.(c) O número de gorilas que pesa entre 325,5 e 365