Enunciado
Probabilidade e Estatística - Barbetta - Estatística Aplicada a Ciências Sociais- Ed: 1º - Capítulo 2.Exercícios - Ex. 5
Elaborar um esboço de questionário para o problema descrito no Exemplo 2.1.
Passo 1
Oiii, tudo bem? :D
Para esse exercício você vai precisar do exemplo 2.1 da 5ª Edição do Barbetta intitulado “Estatística aplicada à ciências sociais” beleza? Mas para resumir, o exemplo discute um levantamento de dados dentro da população de trabalhadoras em uma determinada empresa, tais como “tempo de serviço”, “grau de satisfação”, e assim por diante. Vamos lá!
Tendo em vista que este é um questionário voltado a funcionários e uma empresa, e algumas das perguntas podem levar as pessoas a ficarem com medo de retaliação dentro da empresa é interessante que este seja um questionário anônimo. Também é importante que as perguntas sejam claras, assim como devemos manter o questionário com apenas questões necessárias, sem se alongar muito.
No exemplo temos que ele cita alguns objetivos específicos possíveis, vamos construir nosso esboço de questionário baseado neles:
- Conhecer o tempo médio de serviço dos funcionários nesta empresa.
- Conhecer a distribuição do grau de instrução dos funcionários.
- Verificar o interesse dos funcionários em participar de programas de treinamento.
- Avaliar o grau de satisfação dos funcionários com o trabalho que exercem na empresa.
- Verificar se existe associação entre o grau de satisfação do funcionário com sua produtividade.
Seria interessante ter perguntas bastante diretas, como: “Tempo de serviço: ___________ anos completos”, “Grau de instrução: ( )Ensino fundamental, ( )Ensino Médio, ( ) Ensino superior.
Também é interessante evitar respostas que são simplesmente “Sim” ou “Não”, como por exemplo, no objetivo c) poderíamos induzir o funcionário a dar a resposta “Sim” se tivéssemos apenas estas duas opções, portanto seria legal fazer uma questão da forma:
“Você tem interesse em programas de treinamento?”( ) Muito Interesse ( ) Pouco Interesse ( ) Levemente Interessado ( ) Interesse intermediário
O mesmo se aplica ao objetivo d), não faz sentido simplesmente perguntar “Você está satisfeito com o seu trabalho?” e dar apenas as opções “Sim” ou “Não”. Pode-se construir algo como:
"Qual o seu grau de satisfação com a sua função nesta empresa?”
( ) Muito insatisfeito ( ) Um pouco insatisfeito ( ) Um pouco satisfeito ( ) Muito satisfeito
Para verificar o objetivo e), no entanto, é necessário associar dados diferentes, por exemplo a questão citada acima para o “grau de satisfação”, com questões como: “Qual a sua função na empresa”, “Tempo de serviço”, “Tempo na função exercida”, assim por diante, assim como procurar dados secundários que podem ser necessários para avaliar a produtividade do funcionário.
Mais uma questão respondida! Bora lá que sempre temos algo para aprender! Te vejo na próxima questão!
Resposta
Ao longo do passo 1.