Introdução aos laços de repetição
Produzido por Gustavo BarbosaTeoria
Introdução
Fala aí, aqui é Guga do Responde Aí! Tudo bem com você?
Nesse tópico nós iremos introduzir um conceito muito importante para a programação, que é a capacidade de um programa repetir instruções.
Você já imaginou como seria o mundo se os computadores e seus programas não fossem capazes de repetir inúmeras instruções com precisão em velocidades cada vez menores?
É impressionante como um conceito tão simples é capaz de causar tanto impacto!
Variável contadora
Antes de conversarmos de fato sobre os laços de repetição, nós temos que entender o conceito de variável contadora.
Uma variável contadora nada mais é do que uma variável que é incrementada toda vez que um bloco de instruções é executado, sua função assim como o nome sugere, é contar quantas vezes determinado trecho de código foi executado.
Guarde esse conceito, pois ele será muito útil quando formos programar!
Laço de repetição
De forma simples, um laço de repetição é um bloco de instruções que será executado diversas vezes durante a execução de um programa.
Porém, para que isso seja possível todo laço de repetição deve ter uma condição de parada, ou seja, uma quantidade máxima de vezes que determinado trecho de código será executado.
Vale lembrar que em um laço de repetição as palavras loop ou iteração representam cada execução de um bloco que está em repetição.
Vamos para um exemplo!
Exemplo: suponha que você queira fazer um programa que imprima na tela todos os números no intervalo de 1 a 100.
Lembre-se que independente da situação, sempre será inviável codificar 100 comandos printf() com todos os números presentes no intervalo, por isso utilizaremos os laços de repetição.
Mas antes devemos nos atentar a algumas coisas, como por exemplo o momento em que as repetições devem se encerrar, por só queremos ir até o número 100, as repetições devem continuar apenas enquanto a variável contadora for menor ou igual a 100.
Com a condição de parada definida podemos codificar o bloco de instruções, que nesse caso será apenas uma função printf() que imprimirá o valor da variável contadora.
Para nós termos uma visualização ainda mais fácil, observe esse algoritmo que representa o programa que acabamos de idealizar:
- Inicie a variável contadora em 1
- Enquanto a variável contadora for menor ou igual a 100
- Imprima a variável contadora
- Incremente a variável contadora
Nós acabamos de criar nosso primeiro laço de repetição!
Cuidados que devemos ter
Como nós não temos controle sobre as repetições realizadas, é muito importante que a condição de parada seja definida criteriosamente, pois caso ela seja falha o programa pode entrar em estado que chamamos de loops infinitos.
Ele executará determinada instrução para sempre com direção ao infinito, pois não possui uma condição de parada consistente.
E para ser bem sincero... Programas indo com rumo AO INFITO E ALÉM são muito comuns!
Nesse momento nós já temos uma boa introdução sobre os laços de repetição, por isso não se esqueça de fazer os exercícios de fixação, te espero ali na página do lado!