Comando Switch
Teoria
O comando switch é um comando condicional. Bora aprender pra que ele serve e como implementamos?! 😍
📢 Clique para ver mais:
O que é o Comando Switch
De forma bem simples, a estrutura switch define diversos blocos de execução para diferentes casos, é por esse motivo que esse comando é também chamado de switch case. Esses casos são definidos para possíveis valores que uma variável “escolhida” para atuação na estrutura poderá assumir!
Se liga nesse vídeo abaixo explicando TUDO o que você precisa saber sobre o comando switch 👇👇👇
Como Implementar o Comando Switch
Abaixo temos a estrutura do comando switch case na linguagem C:
switch (variável)
{
case CONSTANTE0
/* Instruções*/
break;
case CONSTANTE1
/* Instruções*/
break;
case CONSTANTE2
/* Instruções*/
break;
default:
/* Instruções*/
}
O funcionamento dessa estrutura consiste na comparação do valor da variável com cada constantes presente dentro da estrutura, caso o valor da variável seja igual a uma das constantes, o bloco de instruções presente no caso em que a constante é igual será executado até o break, que fará com que o programa saia da estrutura switch e continue sua execução.
Porém, se o valor da variável não for igual a nenhuma das constantes presentes na estrutura switch, por padrão as instruções executadas serão aquelas presentes em default, se por algum motivo não existir default o programa simplesmente continuará a execução sem fazer nada.
Exemplo: Desenvolva um programa que imprima o nome de um mês de acordo com a sua representação numérica presente em uma variável
Para resolver esse problema escrevemos o seguinte código:
Nesse caso, se o valor presente na variável mês fosse 11, o valor impresso na tela pelo programa seria “Novembro”.
Agora vamos praticar com exercícios?
Como Implementar o Comando Switch
Exercícios Resolvidos
Exercício Resolvido #1
Elaboração própria.
Explique a finalidade do comando switch case e defina a sua estrutura.
Passo 1
A estrutura switch case define diversos blocos de execução de instruções para diferentes casos. Esses casos são valores que uma determinada variável “escolhida” pode assumir durante a execução da estrutura, onde dependendo desse valor diferentes instruções deverão ser executadas.
Passo 2
Em relação a sua definição, a estrutura switch case pode ser codificada da seguinte forma:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercício Resolvido #2
Elaboração própria.
Qual é a função do case especial da estrutura switch denominado default.
Passo 1
O case especial default é utilizado para que algum comando seja executado em uma estrutura switch mesmo que nenhum case dessa estrutura seja válido.
Resposta
Portanto, o bloco default atua como um case padrão de execução quando nenhum outro é executado.
Exercício Resolvido #3
Elaboração própria.
Observe o seguinte programa:
Considerando que o usuário digite 7 quando uma entrada for requisitada, responda o que será impresso na tela ao final de sua execução e qual é a importância do comando break em estruturas switch case?
Passo 1
Para resolvermos esse exercício nós devemos saber exatamente qual é a função do break em uma estrutura switch case. Isso acontece, pois se um determinado case não é encerrado com break a estrutura switch case continua efetuando verificações e, como nesse caso as instruções dos cases alteram diretamente a variável “escolhida”, nós podemos ter diversas execuções de instruções.
Passo 2
Beleza, vamos entender tudo isso na prática.
Como o enunciado nos fornece a informação de que está armazenando o valor 7, nós temos certeza de que o primeiro case (case 7) será executado. Logo, passará armazenar o valor 8 e como esse case não é finalizado com o comando break a execução da estrutura deve continuar.
Passo 3
Sendo assim, o segundo case (case 8) também será executado e é nele que teremos a nossa primeira impressão. Após a impressão de (que nesse momento armazena o valor 8), nós teremos o incremento de duas unidades nessa variável, ou seja, agora ela passa a armazenar o valor 10 e mais uma vez um case dessa estrutura não é encerrado com break.
Passo 4
Esse não encerramento implica na execução do terceiro case (case 10), que simplesmente incrementa em uma unidade (passando a assumir o valor 11) e finalmente é encerrado com o comando break.
Passo 5
Sendo assim, mesmo que o quarto case (case 11) seja verdadeiro, uma vez que assume o valor 11, o mesmo não será executado, assim como qualquer outro caso dessa estrutura. Isso acontece, pois a partir do momento que há um break em uma estrutura switch case a sua execução é encerrada e o programa continua sua execução a partir das instruções presentes após essa estrutura.
Resposta
Portanto, teremos apenas a impressão do número 8 na tela.
Exercício Resolvido #4
Universidade Católica Dom Bosco.
Desenvolva um programa que receba como entrada um número inteiro que represente um dos 7 dias da semana e imprima na tela se esse dia é útil, final de semana ou inválido.
Considere que Domingo é o dia 1 e Sábado o dia 7.
Passo 1
A primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa.
Passo 2
Com o escopo definido, podemos realizar a declaração da variável necessária para o funcionamento do nosso programa, nesse caso dia.
Passo 3
Com a declaração da variável dia realizada, devemos requisitar a entrada do valor que ela armazenará.
Passo 4
Para reconhecer se o dia recebido como entrada se trata de um dia útil, final de semana ou inválido podemos utilizar a estrutura switch case.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercício Resolvido #5
Elaboração própria.
Suponha que você esteja desenvolvendo o sistema de um hotel que deva exibir mensagens na recepção para diferentes ações dos hospedes, são elas:
- Fazer Check-in
- Chamar serviço de quarto
- Fazer pedido
Passo 1
A primeira coisa que devemos fazer após a declaração da variável opcao é requisitar uma das opções ao usuário.
Passo 2
Aplicar uma na estrutura switch case possíveis execuções para diferentes opções.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercício Resolvido #6
Elaboração própria.
Desenvolva um programa que simule as 4 operações matemáticas básicas.
A entrada para a escolha de uma das 4 operações disponíveis é dada da seguinte forma:
- Soma
- Subtração
- Multiplicação
- Divisão
Seguida dos 2 operandos que participarão efetivamente da operação.
Passo 1
Em primeiro lugar, devemos definir o escopo do nosso programa.
Passo 2
Após a definição do escopo, podemos declarar as variáveis necessárias para o funcionamento do programa.
Passo 3
Com as variáveis já declaradas, devemos requisitar a entrada do número da operação escolhida e seus respectivos operandos.
Passo 4
Para o programa realizar a operação correta, podemos utilizar a estrutura switch case de acordo com as opções dadas no enunciado.
Cada case conterá instruções para a realização de uma das 4 operações, se o valor armazenado pela variável operação for igual ao da constante case, as instruções daquela operação serão executadas e o resultado dela será armazenada em resultado. Além disso, a variável marcador receberá o valor 1 para indicar que uma operação foi realizada.
Passo 5
Por fim, devemos apenas verificar se marcador é verdadeiro, para que o valor armazenado na variável resultado seja impresso na tela com 2 casas decimais.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercício Resolvido #7
Elaboração própria.
Faça um programa que calcule o “peso ideal” de um usuário de acordo com um caractere identificador de sexo (“M” para Masculino ou “F” para Feminino) inserido pelo mesmo. A fórmula para cada um dos dois casos está definida abaixo.
Caso “M”, utilize a fórmula:
Caso “F”, utilize a fórmula:
Passo 1
Requisitar as entradas peso, altura e sexo para o usuário.
Passo 2
Utilizar a estrutura switch para a execução de diferentes fórmulas para o cálculo do peso, sendo “M” para masculino e “F” para feminino.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercício Resolvido #8
Elaboração própria.
Suponha que você esteja desenvolvendo um programa para o caixa da mercearia do seu bairro.
Esse programa deve ser capaz de somar o valor unitário de um produto do comércio recebendo como entrada apenas o código identificador dele.
Para verificar o bom funcionamento da funcionalidade de soma de valor através do código você decidiu realizar testes apenas com uma parte dos produtos vendidos, para isso criou a seguinte tabela:
Desenvolva o código que será utilizado para a realização dos testes com os três produtos selecionados.
Passo 1
A primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa.
Passo 2
Com o escopo definido, podemos realizar a declaração das variáveis necessárias para o programa.
Passo 3
Com as variáveis declaradas, o programa deve requisitar a entrada do código de algum produto.
Passo 4
Para somarmos o valor correto a variável total podemos utilizar uma estrutura switch case, onde cada case terá uma constante que representará o código de um produto e caso a igualdade com a variável codigo seja verdadeira o valor do produto referido será somado ao valor já presente em total.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)