Expressões e saída de dados
Produzido por Gustavo BarbosaTeoria
Bora falar de saída de dados??
Fala aí, meu chegado! Uma das coisas mais importantes é saber fazer o computador se comunicar com a gente. E como computadores são, fundamentalmente, calculadoras, então bora aprender a fazer contas também!
Vamo começar criando um arquivo no seu editor de código, tá?! Como cada faculdade usa um editor de texto diferente, eu vou usar um aqui do próprio Responde Aí! Todos os códigos funcionam igual, mesmo com diferentes editores, beleza?! Mas o ideal é você usar o mesmo que sua faculdade usa pra já ir se acostumando.
Faz o seguinte, depois de criar um arquivo, escreva a seguinte continha e execute o seu programa (cada editor de texto tem uma tecla diferente pra executar, mas geralmente é F5):
Depois de executar, o que aconteceu? Nada, né?! Exato! Você mandou fazer a conta, mas não mandou ele fazer absolutamente nada depois disso.
Seu computador fez a conta, mas não te mostrou o resultado simplesmente porque você não o mandou mostrar, entende? Pra gente mandar o computador exibir na tela alguma coisa, usamos o comando print(). Esse comando diz pro computador mostrar o resultado do que você colocar dentro dos parênteses do comando.
Depois de executar, você vai ver que agora ele mostrou alguma coisa, o número 10.
Viu como os computadores são obedientes?
Operações matemáticas
Mas você deve ter reparado que eu disse “resultado”. Isso significa que podemos colocar qualquer coisa dentro dos parênteses que, o computador vai tentar resolver e, se conseguir, vai mostrar o resultado pra gente. Vamos testar com outras contas? Se liga em como ficam os operadores matemáticos em Python na tabelinha:
Você pode tentar fazer outras contas pra se familiarizar com os operadores. Como, por exemplo, vamos tentar converter graus Celsius pra Fahrenheit. Você lembra da fórmula? Pois eu não, acabei de pesquisar no Google:
Agora sim, mas como vamos transformar essa fórmula em algo que a gente possa usar no nosso código?!
Bem, o primeiro passo é sempre transformar o problema em um passo a passo bem definido pra gente conseguir passar essas instruções pro computador (os computadores são burrinhos, lembra?!). Nesse momento tá fazendo 23ºC aqui no Rio de Janeiro, e eu quero saber essa temperatura em graus Fº. Então, vamos mandar o nosso computador fazer a seguinte sequência de passos: “exiba o resultado de (9 vezes 23 dividido por 5 mais 32)”. Em Python, ficaria assim:
Que, quando executado, resulta em 73.4º F.
Uma coisa interessante a se notar aqui é que a precedência dos operadores em Python é exatamente a mesma da matemática, ou seja, primeiro ele vai fazer as multiplicações e divisões, depois as somas e subtrações. Também é possível, assim como na matemática, alterar a precedência padrão utilizando parênteses. Se liga na diferença entre o comando anterior e esse:
Se você executar o programa assim, resultado parece bem loko, né? Isso porque o computador, dessa vez, calculou a soma antes de calcular a divisão. Agora, vamos tentar dificultar a parada. Se liga na seguinte função matemática:
Pra gente saber quanto é utilizando seria assim: “exiba o resultado de (2 vezes 3 elevado a 2 menos 4 vezes 3 mais 2)”. Em python, ficaria assim:
Que resulta em 8. E se agora a gente quisesse saber o valor de, teríamos que fazer a mesma coisa. A nova ordem poderia ser “exiba o resultado de (2 vezes 4 elevado a 2 menos 4 vezes 4 mais 2)”. Em Python:
Beleza, o resultado vai ser 18, e tudo certo.
Por enquanto é isso, galera! Te vejo no próximo tópico!