Teoria
O que são? Onde vivem?
Fala aí, doido! Imagina que você tem alguma informação e você quer guardar ela em algum lugar. Você pode usar uma variável, que é como uma caixinha onde você pode armazenar informações pra conseguir ter acesso depois, e é o assunto que a gente vai discutir hoje!
As variáveis são os recursos mais importantes da programação, e pra criar uma, você precisa da seguinte estrutura:
Onde x é um nome arbitrário pra sua variável, “=” é um operador de atribuição e 3 é o valor que você quer guardar. Com esse comando, o Python vai criar uma caixinha e vai colocar um valor 3 dentro dela, depois disso ele vai colocar um rótulo na caixinha pra que a gente consiga achar ela depois. Esse rótulo é o x. Com isso, a gente diz que criou uma variável com o valor 3 dentro, e seu nome é x.
Depois, quando a gente quiser pegar o valor que a gente colocou dentro da caixinha, basta a gente usar o nome dela.
Tá, relaxa, vou te mostrar na prática. Olha esse código:
Ao executar esse programa, vai ser exibida a resposta, 3. Ou seja, as ordens que a gente deu foram: “Guarde o valor 3 na caixinha de nome x e depois exiba o valor dentro da caixinha de nome x “. Legal, né?!
O uso de variáveis é muito útil e você vai usar SEMPRE, em todos os seus programas.
Utilidade das variáveis
Imagina essa função matemática:
Pra gente achar o resultado dessa função em um ponto x na calculadora, teríamos que substituir o valor de x na fórmula, certo? Por exemplo, pra gente exibir o resultado de f(4) na tela, poderíamos fazer:
Olha como a gente poderia fazer aquela mesma função f(4) de antes usando variáveis.
Assim como antes, o ao executar esse programa, ele retorna 18. E pra você mudar o valor de x, basta você editar o valor da variável:
E o resultado agora vai ser 8 de novo, sendo que você só editou o valor da variável e o código dentro do print() continuou igualzinho, viu?!
Nomeando variáveis
Okay, eu usei x como nome de variável pra gente conversar sobre as utilidades dela, isso porque na matemática é muito comum a gente usar variáveis com uma só letra. Porém, isso não é legal... Olha esse código:
Consegue entender o que ele faz? Agora olha esse:
Esse é mais fácil, né? Eles fazem exatamente a mesma coisa, mas o segundo é muito mais fácil da gente entender. Se você fizer um monte de variável com qualquer nome, depois você e seu professor vão ter dificuldades pra entender o que o código faz. E ele vai ficar boladão!
Por isso, legibilidade é importante, beleza?? Existem algumas regras na hora de dar o nome das variáveis.
- Nomes de variáveis devem ser curtos e COM SIGNIFICADO. Se você não consegue saber o que tem dentro da variável só pelo nome, então não é um bom nome, cara!
- Não é possível usar espaços nos nomes, então é comum usar underscores, como um_nome_de_variavel.
- Os nomes das variáveis podem ter letras, números e underscores, mas não é possível começar o nome com um número. Por exemplo, minha_variavel_9 é um nome válido, mas 9x_variavel não é, pois começa com um número.
- Os nomes das variáveis, assim como todos os comandos de Python, são sensíveis ao Caps Lock. Isso significa que minha_variavel e minha_Variavel NÃO SÃO a mesma coisa, beleza?
Agora bora fazer uns exercícios pra ficar fera nessa parada?! Te espero lá! Valeuuu!