Constante de Rydberg
Resumo
Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.
A Constante de Rydberg
Pra que serve a Constante de Rydberg?
A constante de Rydberg aparece na Equação de Rydberg da Série de Linhas (ou simplesmente Equação de Rydberg) que relaciona o comprimento de onda emitido por um elétron com os níveis de energia da transição do elétron:
Essa constante é muito importante na física pois cada elemento químico emite uma radiação e essa emissão está associada à transição do elétron de um nível mais energético para um nível de menor energia.
Os espectros são únicos para cada elemento, e é possível identificar um elemento desconhecido observando o seu espectro. Por exemplo, esse aqui é o espectro do hidrogênio:

Cada linha desse espectro representa um comprimento de onda emitido pelo hidrogênio. E para que cada emissão dessa acontecer, os elétrons tiveram que “pular” para um nível mais interno e assim liberar luz.
A grande questão era saber entre quais níveis estava ocorrendo essa transição de elétrons, e é aí que entra a nossa constante de Rydberg. O físico Rydberg desenvolveu uma fórmula, chamada de Série de Linhas de Rydberg que relaciona o comprimento de onda emitido com os níveis de energia que estavam envolvidos na transição do elétron, e a constante de Rydberg, está presente nessa fórmula:
Onde:
é o comprimento de onda emitido; é o nível de energia mais interno, para o qual o elétron foi; é o nível de energia mais externo, no qual o elétron saiu e, é a nossa constante de Rydberg
Se ligou porque a constante é tão importante?! Quando você estiver fazendo exercícios você vai usar essa constante o tempo todo!
Então da uma olhada nesse vídeo com um exercício e começa a praticar: