Coesão e Adesão
Teoria
Opa, seja muito bem vindo ao Responde Aí! Bora conversar sobre as forças de Coesão e Adesão?!
📢 Clique para ver mais:
Coesão
A coesão é a capacidade que as moléculas de uma substância tem de permanecer unida. Um exemplo clássico é o copo de água super cheio, assim:
Percebeu que antes dele começar a derramar forma um domo bem na bordinha do copo? É como se as moléculas estivessem se agarrando pra não cair, né?!
No caso da água, as moléculas possuem forças de coesão fortes graças a sua capacidade de formarem ligações de hidrogênio entre si.
São as forças coesivas que são responsáveis pela tensão superficial. Que pode ser calculada a partir da seguinte fórmula:
Onde
Adesão
A força de adesão considera a atração entre moléculas de diferentes tipos, por exemplo imagina que você pega um béquer de água e coloque uma pipeta de vidro. Assim:
Percebe que a água começa a “subir na parede de vidro”? Isso acontece por causa da força de atração entre as moléculas de água e as moléculas de vidro! 🤩
Para que esse fenômeno aconteça a força de adesão tem que ser maior que a força de coesão das moléculas de água! Assim elas serão mais atraidas pelas moléculas de vidro do que pelas moléculas de água!
Quando trocamos a água por mercúrio acontece uma depressão capilar:
Nesse caso a força de coesão das moléculas de mercúrio é maior que a força de adesão do mercúrio com o vidro!
Além das forças de coesão, a água também pode se aderir à outras moléculas. Isso pode ocorrer graças à sua polaridade. A água tende a atrair e ser atraída por outras moléculas polares. Essa atração entre as moléculas de água e outras moléculas polares é chamada de adesão.
As moléculas de água não se ligam com moléculas apolares, ou seja, não há adesão. Por isso ela não se distribui igualmente sobre uma superfície encerada, e forma gotículas separadas sobre elas, pois a cera é apolar.
Trabalho de Adesão
O trabalho de adesão pode ser definido a partir das diferentes tensões superficiais que temos no sistema, resultante das interações ganhas do líquido/sólido com o gás e perdidas entre o sólido e o líquido. Vamos dar uma olhada com carinho nessa figura:
Temos uma tensão superficial do sólido com o gás
Além disso, existe um ângulo de contrato entre a
E para achar o trabalho de adesão, podemos fazer esse cálculo aqui, olha só:
Molhabilidade
Molhabilidade é a habilidade de um líquido manter contato com uma superfície sólida. Assim:
Quanto mais espalhada a gota esta menor vai ser o seu ângulo com a horizontal, que a gente chama de ângulo de contato
Outra forma de interpretar esse fenômeno é dizer que quando a superfície molha, então as forças de adesão predominam em relação as forças de coesão. Então podemos escrever o coeficiente de espalhamento em função dos seus respectivos trabalhos:
Capilaridade
A capilariade é uma consequência do fenômeno de adesão, ela acontece quando a atração entre o líquido e a molécula de uma superfície é tão grande que o líquido sobe pelas paredes do capilar!
Existe a assenção capilar, quando as moléculas do líquido tem atração com as moléculas do capilar e a depressão capilar, quando as moléculas no líquido repelem as moléculas do capilar. Para calcular a altura do fluido usamos a seguinte fórmula:
Temos a tensão superficial,
Agora vamos praticar com exercícios?