Isomeria de Cadeia
Resumo
Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!
Nossa primeira missão aqui hoje é entender o conceito de isomeria. "ISO" significa "igual" e "MERA" significa "parte". Então, quando falamos de isomeria na química, estamos falando de compostos que possuem aguma parte igual possuem a mesma fórmula molecular , mas possuem estruturas e propriedades físicas e químicas diferentes. Quando as nossas molequinhas se encaixaram nesse requisito você as chamará de isômeros.
Agora que já entendemos o que é isomeria, vamos ver o caso específico de isomeria que nos interessa hoje: a isomeria de cadeia.
Esse tipo específico de isomeria ocorre quando dois compostos possuem a mesma fórmula molecular e pertencem a mesma função orgânica, se diferenciando apenas quanto ao tipo de cadeia carbônica.
Existem algumas classificações de cadeias carbônicas (temos essas classificações bem explicadinhas no nosso tópico de Cadeias carbônicas) e a isomerria de cadeia vai girar em torno delas. Se liga nessa tabela aqui com exemplos:
Olha com bastante carinho essa tabelinha e note que os compostos possuem exatamente a mesma fórmula molecular, pertencem a mesma função orgânica (caso você ainda tenha dúvidas sobre as funções orgânicas, pode conferir nosso tópico de Hidrocarbonetos e Funções Oxigenadas e Funções nitrogenadas e suas nomenclaturas), mas a estrutura da cadeia carbônica é bem diferente.
Além da isomeira de cadeia existem diversas outras isomerias, como isomeria de posição, isomeria de função, etc. Se você quiser e precisar saber sobre as demais isomerias você pode conferir o nosso tópico de Isomeria Plana 😉