Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Produzido por Juliana EcheniqueTeoria
Opaa! E ai? Bora aprender sobre as Propriedades físicas dos compostos orgânicos com o RespondeAí?!
As Propriedades físicas dos compostos orgânicos como ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade nos ajudam a diferenciar um composto de outro.
Essas propriedades físicas estão diretamente ligadas à estrutura molecular e suas interações intermoleculares.
Hoje a gente vai aprender como essas propriedades variam, dessa forma a gente consegue entender por exemplo, porque o metano
Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição
Os pontos de fusão e de ebulição de compostos orgânicos são um indicativo da força das interações intermoleculares. De uma forma geral, quanto maior a força intermolecular maior será os pontos de fusão e de ebulição.
Isso faz muito sentido se a gente pensar em como as moléculas se organizam em cada estado físico. 💡
Quando as forças intermoleculares são baixas, por exemplo, é mais fácil uma molécula ficar longe da outra, certo? E qual é o estado físico que as moléculas estão mais distantes?
Isso mesmo! No estado gasoso!
E se uma substância é gasosa em temperatura e pressão ambientes, isso quer dizer que seus PF e PE são baixos!
Interações de Van der Waals
São interações fracas presentes entre as os seguimentos apolares das moléculas. São as forças intermoleculares presente em abundância nos hidrocarbonetos.
Na figura abaixo podemos observar a variação dos pontos de fusão e ebulição com a massa molar:

Para moléculas com o mesmo tipo de interação, os valores de PF e PE aumentam a medida que a massa molar do composto aumenta.
Interações de Dipolo-dipolo
A polaridade das moléculas orgânicas pode ser verificada pelo momento dipolo permanente que resulta da polaridade das ligações químicas.
Essa polaridade gera um efeito de atração dos elétrons de uma ligação ao átomo mais eletronegativo do par de átomos ligantes. Temos então uma maior interação intermolecular e consequentemente maiores pontos de fusão e ebulição.
Pra ficar mais claro olha essa imagem aqui:

Acetona e etanal são exemplos de moléculas com dipolos permanentes não nulos, pois o grupo carbornila que contêm é altamente polarizado.
A acetona do nosso exemplo, possui massa molecular igual a
Ou seja, temos dois compostos com a mesma massa molecular, mas em temperatura ambiente um é líquido e o outro é gasoso! 😱
Ligações de Hidrogênio
Ligações de hidrogênio são atrações dipolo-dipolo muito fortes ocorrem entre átomos de hidrogênio ligados a átomos fortemente eletronegativos e de raio atômico pequeno (F, O ou N). Nessa interação o hidrogênio interage com os pares de elétrons não-ligantes de outros desses átomos (F, O ou N) sem ser o átomo ao qual já esteja ligado.
Na figura abaixo temos as ligações de hidrogênio presentes na água, ali um

Vimos que a acetona possui ponto de ebulição de
Solubilidade de Compostos Orgânicos
Uma regra bastante prática para a solubilidade de compostos orgânicos é “semelhante dissolve semelhante”, seguindo essa ideia temos que:
- Solventes polares dissolvem os solutos polares
- Solventes apolares dissolvem os solutos apolares
- Solvente apolar não dissolve um soluto polar
- Solvente polar dissolve um solvente apolar.
A água é uma molécula polar, então quanto maior a polaridade de um composto orgânico, maior a sua solubilidade na água!
Na figura a seguir podemos ver a interação entre o metanol e o etanol com moléculas de água.

A solubilidade dos compostos orgânicos em água também dependem do tamanho da região apolar. Em álcoois por exemplo, quanto maior a cadeia carbônica, menor a sua solubilidade em água.
Agora vamos praticar com exercícios?!