Ligações Covalentes

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Os átomos na natureza se ligam através do que chamamos de ligações químicas e formam as moléculas. As ligações químicas podem ser classificadas em ligações iônicas e ligações covalentes.

Nas ligações iônicas, os átomos se unem porque um átomo quer perder elétron e o outro quer ganhar elétron, então o que quer perder elétron doa um elétron para aquele que quer ganhar um elétron, assim eles ficam juntinhos e felizes porque conseguiram o que queriam.

Mas átomos que não possuem tendência em doar ou ganhar elétrons também podem se juntar, através das ligações covalentes. Nessa ligação os átomos COMPARTILHAM OS ELÉTRONS, ninguém ganha e ninguém perde, eles simplesmente dividem o mesmo elétron e aí ficam juntinhos formando a molécula, show de bola?

Os átomos formam as ligações covalentes porque querem completar o octeto, pois são mais estáveis nessa configuração. O que acontece é que cada átomo entra na ligação compartilhando um dos seus elétrons e a ligação é, então, formada por dois elétrons que passam a pertencer simultaneamente aos dois átomos envolvidos.

Lewis, desenvolveu uma estrutura para representarmos essas ligações covalentes: Para cada ligação covalente entre dois átomos vamos utilizar um tracinho

Mas, dois átomos podem compartilhar só dois pares de elétrons, formando uma única ligação, ou podem compartilhar dois pares, formando duas ligações covalentes, ou até três pares de elétrons podem ser compartilhados entre os mesmos átomos, formando três ligações covalentes. Chamamos essas ligações de simples, dupla e tripla, respectivamente.

É isso que temos para falar de ligações covalentes aqui, mas temos muito mais conteúdos sobre ligações covalentes e sobre ligações químicas em geral lá no nosso assunto Ligações Químicas. Dá uma conferida lá.

Conteúdos Complementares

Fórmulas de Ligações Químicas

Fórmula da Carga Formal