1.113 O físico alemão Lothar Meyer observou periodicidade nas propriedades físicas dos elementos aproximadamente ao mesmo tempo em que Mendeleev estava trabalhando nas propriedades químicas. Algumas das observações de Meyer podem ser reproduzidas lançando em gráfico os volumes molares dos elementos sólidos contra os números atômicos. Calcule os volumes molares dos elementos dos Períodos 2 e 3 a partir das densidades dos elementos dadas no Apêndice 2D e as seguintes densidades de sólidos (): nitrogênio, 0,88: flúor, 1,11; neônio, 1,21. Lance seus resultados em um gráfico em função do número atômico e descreva as variações que você observar.
Passo 1
O volume molar é o volume ocupado por um mol de uma substância numa dada temperatura e pressão. Pode ser obtido pela seguinte maneira:
Assim, realize a conta para cada elemento dos Períodos 2 e 3 a partir das densidades dos elementos dadas no Apêndice 2D.
Passo 2
Faça um gráfico tendo
Resposta
Como o número de átomos em cada mol do elemento é o mesmo, os volumes medidos devem representar os volumes relativos dos átomos individuais. Fazendo o gráfico observamos que os elementos do topo são o Boro e Alumínio. Em geral, pode-se dizer a partir do gráfico que, em um grupo de padrões de repetição, os volumes molares diminuem à medida que o número atômico aumenta