13.84-(a) Qual é a solução de eletrólito na formação da ferrugem ? (b) Como são protegidos os objetos de aço (ferro) pela galvanização e pelos anodos de sacrifício ? (c) Sugira dois metais que podem ser usados no lugar do zinco para a galvanização do ferro.
Passo 1
a)O eletrólito é uma solução condutora que envolve áreas anódicas e catódicas ao mesmo tempo. No caso da formação da ferrugem, o eletrólito é a água.
Passo 2
b)A forma mais simples de impedir a corrosão é pintar a superfície do metal, para protegê-la da exposição ao ar e a água. Um método mais eficaz é a galvanizar o metal, isto é, cobri-lo com um filme compacto de zinco. O zinco fica abaixo do ferro na série eletroquímica, assim, se um arranhão expuser o metal que está sob o zinco, este último redutor mais forte libera seus elétrons para o ferro. Em conseqüência, o zinco, e não o ferro, se oxida.
Não é possível galvanizar grandes estruturas de metal – como navios, encanamentos ou tanques de armazenamento de gasolina subterrâneos, e pontes -, mas pode-se usar a proteção catódica. Por exemplo, um bloco de metal mais fortemente redutor do que o ferro, como o zinco ou o magnésio, pode ser enterrado no solo úmido e ligado ao encanamento subterrâneo que se deseja proteger. O bloco de magnésio se oxida preferencialmente e fornece elétrons ao ferro para a redução do oxigênio. O bloco de metal, que é chamado de anodo de sacrifício, protege o encanamento de ferro e é muito barato substituí-lo.
Passo 3
c)Temos que escolher dois metais que fiquem abaixo do ferro na série eletroquímica, ou seja, que tenha um potencial de redução menor que o do ferro. . Temos, portanto, o alumínio e o crômio.
Resposta
a)
c)Alumínio e crômio