15. Dê a carga mais provável dos íons formados por cada um dos elementos: (a) S; (b) Te; (c) Rb; (d) Ga; (e) Cd.
Passo 1
Para determinar a carga mais provável, basta fazer a configuração eletrônica de cada íon e observar na camada de valência a quantidade de elétrons que faltam para atingir o octeto, quem estiver bem próximo tende a ganhar a quantidade necessária para atingir o mesmo, quem estiver um pouco distante tende a doar a quantidade de elétrons disponíveis na camada de valência.
Passo 2
Letra (a)
Realizando a configuração eletrônica do S, vem:
S ( Z = 16 )
Logo, como falta 2 elétrons para atingir a regra do octeto, a carga mais provável do íon formado por esse elemento seria – 2.
Passo 3
Letra (b)
Realizando a configuração eletrônica do Te, vem:
Te ( Z = 52 )
Logo, como falta 2 elétrons para atingir a regra do octeto, a carga mais provável do íon formado por esse elemento seria – 2.
Passo 4
Letra (c)
Realizando a configuração eletrônica do Rb, vem:
Rb ( Z = 37 )
Logo, como apresenta um elétron na camada de valência, faltam 7 para que atinja o octeto, então seria mais viável ele perder este um elétron e por isso , a carga mais provável do íon formado por esse elemento seria +1.
Passo 5
Letra (d)
Realizando a configuração eletrônica do Ga, vem:
Ga ( Z = 31 )
Logo, como apresenta 3 elétrons na camada de valência, faltam 5 para que atinja o octeto, então seria mais viável ele perder estes 3 elétrons e por isso , a carga mais provável do íon formado por esse elemento seria +3.
Passo 6
Letra (e)
Realizando a configuração eletrônica do Cd, vem:
Cd ( Z = 48 )
Logo, como apresenta 2 elétrons na camada de valência, faltam 6 para que atinja o octeto, então seria mais viável ele perder estes 2 elétrons e por isso , a carga mais provável do íon formado por esse elemento seria +2.
Resposta
- -2
- -2
- +1
- +3
- +2