Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 2.1 - Ex. 31
Explique porque a energia de rede do cloreto de lítio é maior do que a do cloreto de rubídio , sabendo-se que os íons têm arranjos semelhantes na rede cristalina. Veja o apêndice 2D.
Passo 1
Fala aí! Belezinha? Nosso enunciado quer saber qual dos sais possui maior energia de rede, ou seja, qual deles possui o par de íon com maior atração entre si. Para isso vamos olhar para a lei de coulomb:
Note que a força depende das cargas, que no caso todos os pares tem as mesmas cargas, logo esse não será um bom critério para fazer essa avalição.
Também temos uma dependência da distância das cargas (). Essa distância dependerá do raio dos íons. Pela lei, temos que quanto menor o raio mais próximos os íons estarão um do outro, logo maior atração.
Beleza? E nós podemos descobrir o raio atômico, com uma tabela periódica, usando essa regrinha aqui, olha só:
O raio cresce no sentido das setinhas, então os menores raios estarão sempre mais acima e a direita na tabela periódica… Show de bolinhas?
Agora podemos responder nosso exercício!
Passo 2
Vamos dar uma olhada na tabela periódica:
Vemos que o e são da família 1 A, opa! estão os dois possuem carga +1!
Já o cloro é da família 7 A, então ele tem carga -1, beleza?
Acabamos de descobrir que a carga de cada são iguais pras duas opções, então o desempate dessa disputa tem que ser de outro jeito… Show! Vamos verificar o raio atômico!
Passo 3
Olhando a tabela periódica novamente, vamos ver o seguinte: o raio cresce no sentido das setinhas… Vamos ver a posição deles e saberemos a resposta!
Olha ali em cima, como o Lítio está mais acima e a direita que o Rubídio ele será o de menor raio atômico… Então ele é que terá maior atração com o íon cloro e é por isso que a energia de rede do cloreto de Lítio é maior!!
Resposta
A energia de rede do cloreto de Lítio é maior, pois possui menor raio atômico e por isso maior atração com o íon cloro.