Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 2.1 - Ex. 24
24. O enxofre pode existir nos estados de oxidação positivo ou negativo. Qual é o máximo número de oxidação (a) positivo e (b) negativo que o cloro pode ter? (c) Dê a configuração de cada um desses estados. (d) Explique como você chegou aos valores.
Passo 1
A configuração eletrônica é determinada com base no diagrama de Linus Pauling e o número de elétrons desemparelhados pode ser determinado fazendo análise na configuração eletrônica em questão.
Passo 2
Letra (a) e (b)
Para determinar qual é o máximo número de oxidação positivo e negativo para o enxofre basta observar que o mesmo se encontra na família 6A e com isso apresenta 6 elétrons de valência. Logo ele pode doar esses 6 elétrons e adquirir um número de oxidação +6 ou ganhar mais dois elétrons e atingir o octeto, e adquirir o número de oxidação -2.
Passo 3
Letra (c)
A configuração eletrônica do cloro é:
Para o S+6, teremos:
Para o S-2, teremos:
Passo 4
Letra (d)
Como podemos observar a configuração eletrônica do Enxofre puro, o mesmo apresenta 6 elétrons na camada de valencia, a partir daí podemos perceber que seus máximo números de oxidação possíveis são o ditos na letra (a).
Resposta
- +6
- -2
- Explicação