Enunciado

29. Use as informações da Tabela 16.4 para escrever as fórmulas de cada um dos seguintes complexos de coordenação:

(a) hexacianetocromato(III) de potássio

(b) cloreto de pentaaminassulfatocobalto(III)

(c) brometo de tetraaminadiaquacobalto(III)

(d) bisoxalato(diaqua)ferrato(III) de sódio

Passo 1

(a) Bom! Essa primeira alternativa contém na sua nomenclatura um tal cianeto de fórmula C N - , acompanhado de um hexa, ou seja, 6 cianetos. Depois fala num tal de cromato, aquele elemento que tem nox + 3 , e é dado pela fórmula C r . Se temos 6 cianetos, teremos um total de nox - 6 , que ao juntar com o do do cromo, de nox + 3 , resulta em - 3 . O que isso que dizer?

Ora bolas!!! Quer dizer que precisaremos de 3 potássios nessa fórmula para que o nox resultante venha dar zero. Nosso composto tem então, a seguinte fórmula:

K 3 C r C N 6

Passo 2

b) Nesse composto vamos dar atenção inicialemte à dois termos “pentamina” e sulfatocobalto”. Se tudo está juntinho e misturado, sabemos que a amina tem fórmula N H 3 e o sulfato e o cobalto tem fórmulas S O 4 2 - e C o 3 + , temos que como o nox da amina é zero, o nox resultante vai ser um. Para complementar só falto o nosso cloreto, com seu nox característico e aí sim chegamos no nox zero:

[ C o ( N H 3 ) 5 S O 4 ] C l

Passo 3

c) Para esse composto, é o mesmo raciocínio da letra (b). Temos quatro aminas com nox zero, o cobalto com seu nox + 3 , o dia que faz menção à fórmula da água, duas águas no caso com nox zero. E para equilibrar a gangorra, o bromo com seu nox negativo - 1 , irá aparecer em triplo na fórmula:

C o N H 3 4 ( H 2 O ) 2 B r 3

Passo 4

d) Como temos o termo “diaqua”, sabemos que de cara temos duas águas na fórmula, e do termo “bisoxalato”, tiramos que há dois oxalatos também, de fórmula C 2 O 4 2 - . O nox do ferro nessa fórmula vai ser + 3 , até pelo termo férrico. Ou seja, o nox resultante até aí é - 1 , que vai virar zero quando acrescentarmos um átomo de sódio de nox + 1 :

N a F e ( H 2 O ) 2 C 2 O 4 2

Resposta

a) K 3 C r C N 6  

b) [ C o ( N H 3 ) 5 S O 4 ] C l  

c) C o N H 3 4 ( H 2 O ) 2 B r 3  

d) N a F e ( H 2 O ) 2 C 2 O 4 2  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o número de oxidação do elemento em itálico nos seguintes compostos:(a) H 4 S i O 4
(a) Determine e organize em uma tabela os números de oxidação máximos (mais positivos) e mínimos (mais negativos) dos elementos dos primeiros sete grupos principais. Sugestão: Números máximos de oxida
Identifique o número de oxidação do elemento em itálico em cada íon:(a) Z n O H 4 2 -
Identifique o número de oxidação do elemento em itálico em cada íon:(c) U O 2 2 -
Determine o número de oxidação do elemento em itálico nos seguintes compostos:(e) S 2 C l 2