Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 16.1 - Ex. 29
29. Use as informações da Tabela para escrever as fórmulas de cada um dos seguintes complexos de coordenação:
(a) hexacianetocromato(III) de potássio
(b) cloreto de pentaaminassulfatocobalto(III)
(c) brometo de tetraaminadiaquacobalto(III)
(d) bisoxalato(diaqua)ferrato(III) de sódio
Passo 1
(a) Bom! Essa primeira alternativa contém na sua nomenclatura um tal cianeto de fórmula , acompanhado de um hexa, ou seja, cianetos. Depois fala num tal de cromato, aquele elemento que tem nox , e é dado pela fórmula . Se temos cianetos, teremos um total de nox , que ao juntar com o do do cromo, de nox , resulta em . O que isso que dizer?
Ora bolas!!! Quer dizer que precisaremos de potássios nessa fórmula para que o nox resultante venha dar zero. Nosso composto tem então, a seguinte fórmula:
Passo 2
b) Nesse composto vamos dar atenção inicialemte à dois termos “pentamina” e sulfatocobalto”. Se tudo está juntinho e misturado, sabemos que a amina tem fórmula e o sulfato e o cobalto tem fórmulas e , temos que como o nox da amina é zero, o nox resultante vai ser um. Para complementar só falto o nosso cloreto, com seu nox característico e aí sim chegamos no nox zero:
Passo 3
c) Para esse composto, é o mesmo raciocínio da letra (b). Temos quatro aminas com nox zero, o cobalto com seu nox , o dia que faz menção à fórmula da água, duas águas no caso com nox zero. E para equilibrar a gangorra, o bromo com seu nox negativo , irá aparecer em triplo na fórmula:
Passo 4
d) Como temos o termo “diaqua”, sabemos que de cara temos duas águas na fórmula, e do termo “bisoxalato”, tiramos que há dois oxalatos também, de fórmula . O nox do ferro nessa fórmula vai ser , até pelo termo férrico. Ou seja, o nox resultante até aí é , que vai virar zero quando acrescentarmos um átomo de sódio de nox :
Resposta
a)
b)
c)
d)