Enunciado

8.13 Mostre que se dois blocos de cobre em temperaturas diferentes são colocados em contato, a direção da variação espontânea é a da equalização das temperatura. Faça isso imaginando a transferência de 1 J de energia, na forma de calor, de um para o outro e verificando o sinal da variação de entropia. Suponha que as temperaturas dos blocos permanecem constantes.

Passo 1

Oi, pessoal! Tudo bom? Para mostrar que esse processo é espontâneo, vamos olhar para variação da entropia. Lembrando que quanto maior a variação da entropia, mais espontâneo é processo.

Passo 2

Vamos começar calulando a variação de entropia em cada um dos blocos:

∆ S 1 = q 1 T 1

∆ S 2 = q 2 T 2

Daí então podemos tirar que a variação de entropia do sistema inteiro é

∆ S = ∆ S 1 + ∆ S 2 = q 1 T 1 + q 2 T 2

Se considerarmos que 1 J do bloco 2 é tranferido para o bloco 1, temos que q 1 = 1   J e q 2 = - 1   J .

Substituindo

∆ S = 1   J T 1 - 1   J T 2

Para ser espontâneo a variação de entropia do sistema deve ser positiva, ou seja, ∆ S > 0 .

Para isso, 1 T 1 deve ser maior que 1 T 2 .

Então é razoável vermos que T 2 deve ser maior do que T 1 para ∆ S > 0 .

Resposta

Explicação no texto.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

51. As figuras a seguir mostram uma visualização molecular de um sistema que sofre uma mudança espontânea. Explique a espontaneidade do processo em termos das variações de entropia do sistema e da viz
8.8 Calcule a variação de entropia associada à compressão isotérmica reversível de 4,80 mols de átomos de um gás ideal, de 12,86 L até 4,80 L.
91.Alguns valores de Sm°, no Apendice 2ª, são números netativos. O que essas espécies tem em comum e por que a entropia deverias ser negativa?
8.30 Que substância, em cada par, tem a maior entropia molar, em 298 K: (a) C H 4 ( g ) ou C 2 H 6 ( g ) ; (b) K C l ( a q ) ou K C l s ; (c) N e g ou K r g ; (d) O 2 g em 273K e 1,00 atm ou O 2 g em
Prove que a escala de temperatura de gás perfeito e a escala de temperatura termodinâmica, baseada na Segunda Lei da termodinâmica, só diferem, no máximo, por um fator numérico constante.