Prove que a escala de temperatura de gás perfeito e a escala de temperatura termodinâmica, baseada na Segunda Lei da termodinâmica, só diferem, no máximo, por um fator numérico constante.

Passo 1

E aí gente? Vamos lá matar essa questão?

Inicialmente nós precisamos entender o que a questão está nos pedindo. Nós temos que usar a segunda lei da termodinâmica para provar que a diferença entre a escala de temperatura de um gás perfeito e a escala de temperatura termodinâmica, seja um fator constante.

Passo 2

Para diferenciarmos as duas temperaturas usaremos Ta para temperatura termodinâmica e Tg para temperatura de gás perfeito. Então desenvolvemos usando as relações da segunda lei da termodinâmica:

T a = ( 1 - E r e v ) T a h

Sabendo que:

E = w q h = 1 + q c q h

T a c T a h = T g c T g h

q h q c = - T g h T g c

T g c T g h = - q c q h

T a c T a h = 1 - E r e v = 1 - 1 - w q h r e v = - ( q c q h ) r e v

Assim, provamos que a diferença entre as duas é somente um fator numérico constante.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

51. As figuras a seguir mostram uma visualização molecular de um sistema que sofre uma mudança espontânea. Explique a espontaneidade do processo em termos das variações de entropia do sistema e da viz
8.8 Calcule a variação de entropia associada à compressão isotérmica reversível de 4,80 mols de átomos de um gás ideal, de 12,86 L até 4,80 L.
91.Alguns valores de Sm°, no Apendice 2ª, são números netativos. O que essas espécies tem em comum e por que a entropia deverias ser negativa?
8.30 Que substância, em cada par, tem a maior entropia molar, em 298 K: (a) C H 4 ( g ) ou C 2 H 6 ( g ) ; (b) K C l ( a q ) ou K C l s ; (c) N e g ou K r g ; (d) O 2 g em 273K e 1,00 atm ou O 2 g em