Enunciado
Química - Fundamentos de química analítica, Skoog- Ed: 8º - Capítulo 13.Questões e Problemas - Ex. 11
Uma amostra com 0,4512 g de Na2CO3 com grau padrão primário requereu 36,44 mL de uma solução de H2SO4 para alcançar o ponto final na reação:
Qual é a concentração molar do H2SO4?
Passo 1
Fala galera, beleza? Bora resolver o nosso exercício? Vamos lá.
Para acharmos a molaridade do , precisamos saber quantos mols dele estão envolvidos naquele volume dado no enunciado. Para facilitarmos as contas, vamos montar aqui uma relação entre eles:
Pela relação estequeométrica acima, podemos dizer que
Então no final temos uma relação direta do com o .
Passo 2
Show, então agora vamos continuar as nossas contas. O Enunciado nos deu que foram utilizados de .
Sabendo que:
Pela relação que achamos no Passo 1:
No enunciado também nos diz que foram consumidos do ácido, então:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
A constante de distribuição para X entre n-hexano e água é 9,6. Calcule a concentração de X que resta na fase aquosa, após 50,0 mL de uma solução 0,150m o lL - 1 de X terem sido extraídos com as segui
Por que as cargas na superfície das partículas de precipitados mudam de sinal no ponto de equivalência em uma titulação?
Por que a determinação do íon iodeto pelo método Volhard requer menos passos que a determinação pelo método de Volhard de: (a) íon carbonato?(b) íon cianeto?
Os cálculos em análise volumétrica geralmente consistem em transformar a quantidade de titulante utilizada (em unidades químicas) em quantidades quimicamente equivalentes do analito (também em unidade
Com relação ao Problema 30-29, calcular a resolução para(a) metilciclo-hexeno e metilciclo-hexano.(b) metilciclo-hexeno e tolueno.(c) metilciclo-hexano e tolueno.