Uma amostra de 2,559 g contendo Fe e V foi dissolvida sob condições que permitiram a conversão dos elementos a Fe(III) e V(V). A solução foi diluída a 500,0 mL e uma alíquota de 50,0 mL foi passada através de um redutor de Walden e, posteriormente, titulada com 17,74 mL de Ce4 0,1000 mol L1. Uma segunda alíquota de 50,00 mL foi passada por um redutor de Jones e titulada, tendo consumido 44,67 mL da mesma solução de Ce4 para atingir o ponto final. Calcule as porcentagens de Fe2O3 e V2O5 na amostra.
Passo 1
No redutor Walden é reduzido a e depois é reduzido com uma solução de de acordo com a reação:
A quantidade total de consumido na reação superior pode ser calculado com os dados fornecidos no problema:
Da estequiometria da reação de com nós podemos ver
Portanto, a quantidade de óxido de ferro na amostra é:
Agora, podemos calcular a massa de óxido de ferro contida na amostra dada:
Passo 2
A massa calculada de óxido de ferro refere-se a uma alíquota de 50,00 mL, no volume inicial total de 500,0 mL a massa do óxido de ferro será dez vezes maior e, portanto, a porcentagem de óxido de ferro na amostra dada é:
No redutor de Jones tanto e V(V) são reduzidos a e , que são posteriormente titulados com um solução.
Portanto, a quantidade de óxido de vanádio na amostra pode ser calculada subtraindo a quantidade de consumido na primeira titulação do consumido na segunda titulação:
Portanto, a quantidade de óxido de vanádio na amostra é:
Agora, podemos calcular a massa de óxido de vanádio contida na amostra dada:
A massa calculada de óxido de vanádio refere-se a uma alíquota de 50,00 mL, no volume inicial total de 500,0 mL a massa do óxido de vanádio será dez vezes maior e, portanto, a porcentagem de óxido de vanádio na amostra dada é: